Anúncios

Rosinara Ferreira

Tempo neste sábado no Rio Grande do Sul terá o predomínio mais uma vez do sol, entretanto se espera a presença de nuvens esparsas em algumas regiões no decorrer do dia.

A circulação de umidade oceânica persiste e, com efeito, traz nuvens do mar para o continente pelo quinto dia em sequência.


Assim, a previsão é de chuva isolada e passageira na Metade Leste gaúcha mais uma vez. Pontos mais ao Norte do litoral podem ter pancadas localmente fortes. 

Ameno de manhã e tarde agradável

O tempo aberto na maioria das regiões na madrugada favorece resfriamento noturno e este sábado começa ameno. 

Em cidades de maior altitude chega a fazer frio. Mínimas, por exemplo, ao redor de 10°C na região de São José dos Ausentes e Santa Rosa. No Norte do Estado, nas áreas de São José do Ouro e Getúlio Vargas, mínimas de um dígito en alguns ponto ao amanhecer de hoje.

A tarde, por sua vez, tem temperatura agradável. Santa Rosa, no Noroeste, aquece mais e deve bater nos 30°C com ar quente no Norte da Argentina. Na maioria dos municípios gaúchos, entretanto, a tarde deste sábado deve registrar entre 26°C e 28°C.

Tempo ventoso no fim da tarde e à noite

Por fim, o vento se intensifica no fim da tarde e no início de noite, podendo soprar com rajadas de quadrante Leste em diferentes cidades.

Porto Alegre é um dos locais que pode ter tempo ventoso no fim da tarde e à noite. Igual condição se espera em toda a Metade Leste do Rio Grande do Sul.


Por que o tempo ficará ventoso? O contraste entre ar mais frio no oceano e o aquecimento durante o dia favorece a intensificação do vento na segunda metade do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Trata-se de vento térmico pelo gradiente de temperatura, sendo comum em estações de transição como o outono e a primavera. 

Anúncios