Anúncios

As autoridades mexicanas elevaram neste começo de semana o nível de alerta para o vulcão Popocatepetl para uma escala abaixo do alerta vermelho, enquanto fumaça, cinzas e rocha derretida são expelidas para o céu, colocando em risco a aviação e as comunidades próximas da montanha.

O vulcão, localizado no centro do México, é considerado um dos mais perigosos do mundo porque cerca de 25 milhões de pessoas vivem em um raio de 100 quilômetros. O aumento do nível de alerta para a ” amarela três” ocorreu um dia depois que dois aeroportos da Cidade do México interromperam temporariamente as operações devido à queda de cinzas.

O Popocatépetl está localizado na fronteira dos estados centrais de Morelos, no México, e Puebla, capital em que um repórter da agência AFP disse que no domingo acordou com uma cobertura de cinzas.

O aviso amarelo significa “mantenha-se alerta e prepare-se para uma possível evacuação”, de acordo com o sistema de alerta desenvolvido pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México.

A fase amarela três ativada no domingo significa “atividade intermediária a alta” e é acionada quando o vulcão apresenta “explosões de intensidade crescente, expelindo fragmentos incandescentes”.

Segundo a coordenadora de proteção civil, Laura Velázquez, o aumento do alerta também significa um risco elevado de expulsão de magma e “explosões significativas de intensidade crescente que disparam fragmentos (de rocha) a distâncias consideráveis”.

ERIK GOMEZ TOCHIMANI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ERIK GOMEZ TOCHIMANI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

JOSÉ CASTAÑARES /AFP/METSUL METEOROLOGIA

OSVALDO CANTERO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

ERIK GOMEZ TOCHIMANI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A próxima etapa, um alerta vermelho, aciona evacuações obrigatórias. Dezenas de abrigos já foram abertos em áreas ao redor da cratera. O Popocatepetl, que não teve uma grande erupção em mais de um milênio, tornou-se ativo novamente em 1994 e passou por períodos de aumento de atividade desde então.