Porto Alegre (foto) tem maior chance de precipitação de hoje para amanhã e novamente em períodos entre quinta e sábado | ALEX ROCHA

A semana que começa pode ter registro de chuva em quase todos os dias no Rio Grande do Sul com ar mais úmido atuando no estado depois da massa de ar muito seco e frio que chegou no final da semana passada e foi responsável por frio incomum para o mês de fevereiro a ponto de Santa Maria e Bagé terem tido as suas menores mínimas para o mês desde o começo das medições em 1912.

Neste começo de semana, contudo, uma área de baixa pressão muda o tempo no estado. O centro de baixa pressão que favoreceu a chuva extrema no litoral de São Paulo migra para o Sul entre hoje e amanhã com previsão de estar na costa gaúcha nesta terça.

Por conta da influência desta área de pressão atmosférica, que tende a se aprofundar junto ao litoral gaúcho, o tempo se instabiliza com chuva nesta segunda em parte do território gaúcho. Há previsão de chuva principalmente nas Metades Norte e Leste do estado, mas, sobretudo em setores do Nordeste gaúcho.

Amanhã, o tempo apresenta ainda maior nebulosidade e chuva em diversos pontos do Norte, Nordeste e Leste do Rio Grande do Sul. Pode chover forte e com altos volumes entre esta segunda e amanhã em pontos mais ao Norte do litoral gaúcho, perto de Torres.

Na quarta-feira, o tempo seco predomina na maioria das áreas do estado. A chance de chuva vai diminuir muito no estado e, em caso de precipitação, deve ser muito isolada e concentrada em áreas mais ao Norte gaúcho, perto de Santa Catarina.

A segunda metade da semana é que reserva chuva em maior número de localidades no Rio Grande do Sul. Será quando deve chover em cidades do Oeste gaúcho que devem ter um início de semana sem registro de precipitação.

Na quinta, a instabilidade volta a aumentar. Embora o sol apareça com nuvens, a nebulosidade deve aumentar e o tempo tende a se instabilizar com chuva em diversos pontos, sobretudo das Metades Norte e Oeste, especialmente da tarde para a noite.

Tanto na sexta-feira como no sábado, apesar de o sol aparecer com nuvens em diversas cidades, chove na grande maioria dos municípios. Serão os dois dias da semana em que a instabilidade tende a ser mais generalizada no Rio Grande do Sul.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva dia a dia entre esta segunda-feira e o sábado, de acordo com os dados do modelo meteorológico alemão Icon. Estes dados podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas.

O mapa (abaixo) de chuva acumulada nesta semana reflete esta tendência de precipitação dia por dia. Em alguns pontos do estado, os volumes nesta semana podem ser mais altos e benéficos para a estiagem com registros de 30 mm a 50 mm, isoladamente superiores. Em outros, contudo, os acumulados devem ser baixos.

Neste começo de semana, não se descarta chuva volumosa isolada em áreas na região de Torres. Já na segunda metade da semana, pode chover com pancadas fortes isoladas e passageiras em maior número de localidades. Serão estas pancadas, mais da tarde para a noite, que devem contribuir para que diferentes municípios tenham volumes maiores na semana.