O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria ao estado que trará chuva para todas as regiões gaúchas e outras áreas do Sul do Brasil no decorrer desta semana. A mudança do tempo hoje marca o começo de uma sequência longa de dias com tempo instável no Sul do país e que deve trazer altos acumulados de precipitação em algumas áreas da região.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 da NOAA/NASA do final da manhã desta segunda-feira mostrava áreas de instabilidades associadas à chegada do sistema frontal atuando no Oeste e no Sul do território gaúcho enquanto nas demais regiões o sol aparecia com nuvens ainda sob ar quente e com temperatura mais alta.
A instabilidade mais forte na imagem de satélite podia ser vista sobre o Oeste do Rio Grande do Sul com a presença de nuvens mais carregadas. Dados de estações meteorológicas indicavam até o final da manhã volumes de chuva já perto de 30 mm em Uruguaiana. A frente fria trouxe ainda vento em média de 40 km/h a 45 km/h para cidades da fronteira com o Uruguai e até 60 km/h no extremo Sul gaúcho.
Nas próximas horas, o tempo segue instável no Oeste e no Sul gaúcho com chuva e trovoadas. No restante do estado, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade aumenta. Deve chover até o fim do dia em pontos do Noroeste e do Centro gaúcho.
Nas outras áreas do estado, especialmente mais a Nordeste do território gaúcho, como nos Aparados e o Norte do Litoral, a chuva somente chega amanhã. Em Porto Alegre e região, depois de uma tarde de calor, a tendência é que a chuva chegue entre a noite de hoje e a madrugada desta terça.
Amanhã, a chuva se reforça sobre o Rio Grande do Sul e atinge quase todas as regiões do estado. A terça-feira será de muitas nuvens e instabilidade no estado com a frente fria sobre o território gaúcho. Pode chover moderado a forte em algumas regiões, como áreas entre o Centro e o Oeste e o Noroeste gaúcho. No extremo Sul, tempo firme em parte da região e o sol até pode aparecer.
Na quarta-feira, a instabilidade persiste com muitas nuvens e chuva na maioria das regiões gaúchas. Desta vez, a instabilidade maior tende a ocorrer em pontos da Metade Norte do estado, onde pode ter chuva localmente moderada a forte com mais altos volumes. No extremo Sul e setores da fronteira com o Uruguai, sob ar mais seco e frio, ocorre melhoria.
Na quinta, o tempo apresenta melhoria em parte do Oeste e em setores do Sul gaúcho. Nas demais regiões, especialmente na Metade Norte e parte do Leste do estado, o dia ainda terá muitas nuvens e chuva em diversos pontos, mas em diferentes locais ocorrem aberturas de sol apesar da instabilidade.
Na sexta-feira, a instabilidade volta a aumentar no Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer com nuvens em alguns pontos do estado, mas a nebulosidade torna a aumentar com áreas de chuva que devem avançar principalmente para o Norte e o Oeste gaúcho. Não se descarta chuva localmente forte.
O prognóstico para o final desta semana tem menor confiabilidade, uma vez que os modelos de previsão estão mudando muito as suas projeções para a sexta-feira e o sábado, mas em suas últimas saídas aumentaram a instabilidade e reforçaram a chuva em parte do território gaúcho, assim que se recomenda estar atento às atualizações de prognóstico e aos mapas de previsão de chuva.
Os volumes de chuva na maioria das cidades do estado nesta semana devem ficar perto ou acima dos 50 mm, mas em algumas localidades os acumulados podem se aproximar ou passar dos 100 mm. Há dados indicando até a possibilidade de acumulados pontuais superiores a 150 mm, ou seja, acima da média de precipitação de maio inteiro. Onde menos deve chover é no extremo Sul gaúcho, ao Sul de Pelotas e na direção do Chuí.
Veja o cenário de chuva em vídeo
Com altos déficits de chuva acumulados desde a metade do ano passado, o Rio Grande do Sul teve poucas semanas de instabilidade tão frequente nos últimos meses como se projeta para esta semana. Veja no vídeo como a chuva será recorrente e volumosa em algumas áreas do estado.
Uma vez que a frente fria forma nuvens carregadas, alguns locais podem ter períodos de chuva moderada a forte. Não se pode descartar o risco de temporais localizados entre hoje e amanhã, mas o cenário não é muito propício a tempo severo.
Como consultar os mapas
Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.