Anúncios

Sul

O dia será marcado pela volta da chuva nos três estados do Sul. O sol deve aparecer no início do dia na maior parte da região, mas áreas de instabilidades deve se formar devido à atuação de uma massa de quente e úmida no Oeste da região.

A instabilidade que avança do Nordeste da Argentina traz chuva que pode vir acompanhada de trovoadas em áreas isoladas. Entre o final da tarde e o início da noite a aproximação de frente fria deve reforçar as instabilidades no estado do Rio Grande do Sul.


A temperatura deve passar dos 30ºC na maioria das cidades da Região Sul. Em Florianópolis e Curitiba, as máximas ficam entre 24ºC e 26ºC em razão da maior presença de nuvens.

Sudeste

A atuação de ar seco e quente em parte da região garante a presença do sol principalmente no estado de São Paulo, onde se espera calor, baixa umidade e altos índices de radiação UV no Oeste paulista. O Sul de Minas Gerais e a maioria das cidades do Rio de Janeiro também devem ter um dia em que o sol aparece.

Nas outras áreas, o dia será típico do clima de verão com calor e a umidade que favorecem a formação de nuvens carregadas e chuva em pontos isolados mais na segunda metade do dia.

Faz muito calor no Noroeste paulista ao passo que nas demais cidade da região as temperaturas ficam em torno dos 30ºC. Uma vez que ar muito quente atua em parte do Sudeste, pontos isolados da região, em especial em São Paulo, podem ter temporais com risco de chuva localmente intensa e vento forte na segunda metade do dia.

Centro-Oeste

Uma massa de ar quente e úmida segue atuando na maior parte da região. À tarde, são esperadas pancadas de chuva que podem ser acompanhadas de trovoadas em pontos isolados. Os volumes de chuva podem ser altos em alguns pontos. No Sul do estado do Mato Grosso do Sul e Sul de Goiás, o sol deve continuar aparecendo entre algumas nuvens durante todo o período.

As temperaturas mínimas devem variar entre 23ºC e 25ºC nas capitais da região e as máximas entre 30ºC e 32ºC, não se descartando valores superiores nas demais cidades.

Nordeste

Um corredor de umidade de origem amazônica deve trazer chuva e muitas nuvens para a maior parte da região. Os maiores volumes devem ocorrer na Bahia, onde alguns pontos podem registrar entre 50 mm a 100mm. O sol deve aparecer durante todo o período no Rio Grande do Norte e na maior parte dos estados da Paraíba e do Ceará.


As temperaturas ficam próximas aos 30°C à tarde na maioria das capitais do Nordeste, mas em Salvador a maior quantidade de nebulosidade deve limitar a máxima aos 26ºC.

Norte

As chuvas devem ocorrer em qualquer hora do dia na maior parte das áreas. Os volumes de chuva podem ser altos em pontos isolados. Na área que vai do Norte do Pará, todo o estado do Amapá ao Norte de Roraima, o sol deve aparecer pela manhã, mas durante a tarde, devido ao calor e à alta umidade, típica do Norte do país, nuvens com desenvolvimento vertical se formam e trazem chuva que pontualmente poderá ser volumosa. A temperatura mínima deve variar entre 23ºC e 25ºC nas capitais e as máximas passam dos 30º na maior parte dos municípios.

Anúncios