Este fim de semana no Rio Grande do Sul vai ser marcado pelo predomínio do sol com calor à tarde, mas os gaúchos não devem esperar tempo firme. Imagens de temporal da sexta-feira com pancadas de chuva intensas e temporais isolados podem se repetir neste sábado mais uma vez com risco de danos e transtornos.
Com efeito, o sol aparece hoje no Rio Grande do Sul com nuvens esparsas. As nuvens crescem com o aquecimento diurno, adquirem desenvolvimento e trarão chuva típica de verão da tarde para a noite em diferentes regiões do Estado. As pancadas já ocorrem no fim da manhã em alguns poucos locais, mas atingem maior número de municípios da tarde para a noite.
Mesmo assim não chove na maior parte das cidades do Estado. Isso porque a chuva será muito isolada e passageira, atingindo mais pontos do Centro e da Metade Norte. Isoladamente, não se afasta chuva forte e o risco de granizo.
O sábado começa agradável e deve ter calor durante a tarde. As regiões mais quentes do estado gaúcho na tarde de hoje serão a Fronteira Oeste e o Noroeste. As máximas podem chegar hoje aos 33ºC em Santa Rosa e 34ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 19ºC e 30ºC.
O contraste entre ar mais frio e de alta pressão sobre o oceano e mais quente e de baixa pressão sobre o continente deve favorecer vento moderado com rajadas do quadrante Leste da tarde para a noite de hoje em muitas cidades do Sul e do Leste gaúcho.
Previsão do tempo para amanhã
O domingo de Dias das Bruxas (Halloween) no Rio Grande do Sul terá a presença de sol em todas as regiões com nuvens esparsas. Entre a tarde e a noite, devido ao aquecimento, ocorre chuva muitíssimo isolada típica de verão, logo passageira, em diferentes pontos do interior gaúcho. O domingo começa com marcas agradáveis nos termômetros, porém vai aquecer rapidamente e a tarde será de calor, mais intenso no Oeste e no Noroeste gaúcho. O vento sopra por vezes moderado e com rajadas do quadrante Leste.
Risco de temporais
Temporais podem ocorrer nos três estados do Sul do Brasil neste sábado. Assim como já se viu ontem, é alta a probabilidade de ocorrência de granizo isolado. Temporais localizados podem provocar ainda chuva intensa com altos volumes e alagamentos, sem mencionar o risco de vendavais, em setores muito isolados.
As áreas de maior risco de temporais localizados da tarde para a noite deste sábado incluem a Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Reitera-se que são formações muito isoladas, que atingem poucas cidades, e em muitas possivelmente apenas parte de um município.
Índices de refletividade indicados pelo modelo WRF da MetSul são muito altos em pontos bastante isolados dos estados catarinense e paranaense na tarde de hoje, o que sugere o alto risco de novas ocorrências de granizo e mais uma vez em grande quantidade e com possibilidade de danos em áreas bastante localizadas.