Anúncios

Quarta-feira de Grenal na Arena (foto) à noite em Porto Alegre terá períodos de chuva que pode ser moderada a forte na capital gaúcha | JUÇARA DE FREITAS/ARQUIVO

Os gaúchos terão uma quarta-feira marcada pela instabilidade. Chove desde cedo em diversas regiões gaúchas nesta quarta, 23 de março, Dia da Meteorologia, mas no decorrer do período ocorrem aberturas entre muitas nuvens em diferentes áreas do Rio Grande do Sul.

A instabilidade aumenta na segunda metade do dia. Entre a tarde e a noite se formam nuvens muito carregadas sobre o Estado e a chuva vai se generalizar. Alerta-se para chuva localmente volumosa e excessiva com temporais isolados de raios, vento e granizo (leia alerta).


Com a instabilidade, a temperatura pouco varia ao longo do dia. A grande maioria das cidades gaúchas deve ter máximas hoje abaixo dos 25ºC e muitas terão mínimas em torno de 19ºC e 20ºC, uma vez que as nuvens e a umidade mais alta impedem um resfriamento maior durante  a madrugada.

Grande Porto Alegre

O tempo muda na Grande Porto Alegre hoje. Haverá aumento de nebulosidade e chuva. Parte do dia pode ter aberturas. Não se descarta chuva já de manhã hoje, mas a instabilidade mais forte é esperada no final da tarde e/ou noite. Alerta-se para chuva localmente forte e o risco de temporal. Há chance de chover antes, durante e depois do clássico Grenal da noite, na Arena, e não se afasta chuva forte.


Previsão do tempo para amanhã

A quinta começa com muitas nuvens e chuva na maioria das regiões. No Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul sopra vento Norte quente e seco nas primeiras horas com rajadas fortes. No decorrer do dia a frente avança para Norte com chuva que será localmente intensa e com altos volumes e ainda acompanhada de temporais.

A partir do Oeste e do Sul começa a ingressar ar seco impulsionado por um ciclone extratropical na região do Prata e a nebulosidade diminui com o retorno do sol. Na segunda metade do dia, a melhora do tempo se estende gradualmente às demais regiões, embora ainda chova de tarde em muitos locais da Metade Norte, e no fim do dia grande parte do Rio Grande do Sul já vai estar com tempo firme.

O dia será agradável, mas começa quente no Norte e no Nordeste gaúcho pelo efeito do vento Norte trazido por uma corrente de jato em baixos níveis. O ar mais seco e ameno ingressa pelo Oeste e as mínimas do dia ocorrem no fim do período, à noite, em grande número de locais. O vento sopra fraco a moderado com tendência de intensificação no fim do dia.

Anúncios