Anúncios

Previsão do tempo para hoje em Caxias do Sul (fotografia) é de muito sol e até 32°C à tarde | Jair Marcelo

Prepare-se para um dia tórrido no Rio Grande do Sul. Massa de ar muito seca e quente cobre o estado gaúcho nesta segunda-feira e a atmosfera aquece ainda mais em relação a ontem com calor muito intenso e marcas bastante acima da média desta época do ano no decorrer do dia.

O sol predomina mais uma vez no território gaúcho com amplos períodos de céu claro, principalmente entre a madrugada e de manhã. Nuvens ingressam em diversas regiões durante a segunda metade do dia e, devido ao intenso calor, há chance de chuva isolada no fim da tarde ou à noite na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul e parte do Leste gaúcho. Como as áreas de instabilidade vão se formar em ambiente de atmosfera muito aquecida, não se pode afastar o risco de temporais isolados com chuva forte, vento e/ou granizo.


Faz frio cedo em baixadas dos Aparados da Serra e da Serra enquanto no restante do Rio Grande do Sul o começo do dia é ameno e agradável. O grande destaque do dia será o calor intenso à tarde com mais de 35ºC em muitas cidades.

Os termômetros podem indicar 33ºC em Passo Fundo, 34ºC em Santiago, 35ºC em Cruz Alta, 36ºC em Pelotas e Bagé, 37ºC em Livramento e 38ºC em Uruguaiana, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Teutônia e Taquara. A umidade do ar segue bastante baixa à tarde na maioria dos municípios, apesar de valores maiores que no domingo, o que favorecerá o intenso aquecimento.

Grande Porto Alegre

O sol predomina com amplos períodos de céu claro na maior parte do dia na Grande Porto Alegre, mas nuvens ingressam na segunda metade do dia. Não se pode afastar chuva em pontos da região no final desta segunda ou no começo da terça.

O amanhecer é agradável, mas já de manhã faz calor e a tarde será escaldante com máximas muito elevadas associadas ao calor intenso. Em Porto Alegre, mínima de 17ºC a 18ºC e máxima de 36ºC a 37ºC. No Vale do Sinos, os termômetros podem marcar até 38ºC à tarde.


Previsão do tempo para amanhã

O sol aparece com nuvens nesta terça-feira em todo o Rio Grande do Sul. No começo do dia, a passagem de uma frente fria pela costa pode induzir chuva muito isolada e em poucos pontos, sobretudo na Metade Leste. Da tarde para a noite, o calor pode gerar instabilidade localizada na Metade Norte, novamente em pequeno número de locais.

O calor cede bastante em áreas mais perto da costa. Porto Alegre deve ter mínima de 19ºC enquanto a máxima pode atingir 28ºC ou 29ºC. Na Metade Oeste segue muito quente com máximas perto de 35ºC no Noroeste e na região de Uruguaiana.

Anúncios