A madrugada desta segunda-feira tem chuva ainda em algumas regiões, mas no decorrer da manhã a nebulosidade diminui na maior parte do Estado e o sol aparece com nuvens.
O tempo fica mais aberto na Metade Norte, onde o sol aparece por maior número de horas enquanto nas demais áreas do território gaúcho ocorrem períodos de maior nebulosidade.
Da tarde para a noite, a instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul a partir do Sul e novas nuvens carregadas se formam sobre o Estado com chuva irregular e temporais.
Há risco de chuva forte a intensa em alguns pontos e de tempestades severas localizadas com vendavais.
O dia é quente e abafado com o calor mais intenso na Metade Norte, onde em alguns pontos devem ser esperadas máximas de 33ºC a 35ºC, em alguns pontos superiores.
Grande Porto Alegre
O dia começa ainda com maior presença de nuvens em razão da instabilidade que marcou o final do domingo no Leste do Estado, mas no decorrer da manhã a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens na Grande Porto Alegre, trazendo forte aquecimento.
Da tarde para a noite, contudo, o forte calor e a umidade elevada mais uma vez formam áreas de instabilidade que vão trazer chuva para a região metropolitana.
Há risco de chuva forte a intensa em alguns pontos com possibilidade de alagamentos por altos volumes isolados em curto período e ainda não se descarta a possibilidade de temporal com raios e vento fonte de forma localizada.
Previsão do tempo para amanhã
O Rio Grande do Sul segue sob a influência de uma massa de ar quente e úmido de origem tropical nesta terça-feira, o que mantém a instabilidade no Estado. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas com períodos de maior nebulosidade.
Já chove em alguns pontos do território gaúcho durante a manhã, mas da tarde para a noite pancadas localizadas atingem a maioria das regiões. A chuva será novamente irregular, mas forte a torrencial isoladamente e com risco de temporal pelo tempo quente e abafado.