O Rio Grande do Sul vai ter uma semana marcada em grande parte pela instabilidade com previsão de chuva praticamente todos os dias na maioria dos municípios e temporais isolados frequentes pela atuação de uma massa de ar quente e úmida de origem tropical até quarta e a passagem de uma frente fria entre quinta e sexta-feira.
Nesta segunda-feira, o sol aparece no Estado e corrente de jato em baixos níveis da atmosfera traz ar muito quente que favorece forte aquecimento e intenso calor. O aquecimento gerará nuvens carregadas da tarde para a noite com pancadas de chuva e temporais localizados na maioria das regiões.
Amanhã, o ar quente e úmido se mantém sobre o Rio Grande do Sul e traz chuva em parte do dia para pontos do Centro, o Oeste e a Metade Norte gaúcha enquanto no Sul gaúcho o tempo seco predomina. Mesmo nas localidades em que chover parte do dia deve ter a presença do sol acompanhado de nuvens.
Na quarta, a massa de ar quente segue atuando no território gaúcho. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas com o aquecimento se formam áreas de instabilidade que já trazem chuva para alguns pontos durante a manhã e em maior número de cidades entre a tarde e a noite. Segue o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados.
Na quinta, a instabilidade passa a ter uma outra causa com o avanço de uma frente fria que trará chuva mais ampla e temporais, em alguns pontos já na madrugada e de manhã, e na maioria das localidades na segunda metade do dia. Alto risco de chuva forte a intensa localizada e ainda de temporais.
Na sexta-feira, a chuva deve se concentrar mais na Metade Norte, onde deve ser localmente forte com algum risco ainda de temporais. Na Metade Sul, o tempo começa a melhorar com o ingresso de ar mais frio. No sábado, o tempo melhora na Metade Norte e o sol predomina em quase todo o Rio Grande do Sul com marcas mais agradáveis.
A MetSul Meteorologia alerta que ao longo desta semana é alto o risco de episódios de chuva muito intensa e volumosa de forma localizada em curtos períodos no Rio Grande do Sul, o que significa um alto risco de transtornos à população em áreas urbanas por alagamentos repentinos e transbordamento de arroios e córregos. Muitas cidades gaúchas devem terminar esta semana com acumulados de precipitação altos, sendo que alguns podem ter mais chuva que a média de todo o mês até sexta-feira.
Igualmente elevado será o risco de temporais isolados com muitos raios, ocasional granizo e vendavais localizados. São ocorrências de micro-escala que não podem ser antecipadas onde exatamente ocorrerão dias ou várias horas antes, mas apenas em curto prazo (nowcasting) pelo caráter localizados das formações de tempo severo.