A semana começa com temperatura agradável na cidade de São Paulo, mas a MetSul adverte que a capital paulista terá um episódio de excessivo calor de curta duração que pode quebrar recordes históricos de temperatura para esta época do ano no meio da semana.
O domingo teve temperatura agradável na capital paulista com temperatura máxima de 26ºC no Mirante de Santana, na zona Norte. A cidade ainda está sob o efeito remanescente do ar mais ameno que ingressou após a passagem de uma frente fria.
Nesta segunda, embora o sol possa aparecer em São Paulo, espera-se o ingresso de mais nuvens no decorrer do dia com áreas de instabilidade que vão atuar no território paulista e já ingressam pelo Oeste e partir do Mato Grosso. Por isso, não se pode afastar precipitação passageira na cidade de São Paulo que deve ter 26ºC a 27ºC.
Na terça, ar muito mais seco e quente começa a dominar o estado de São Paulo e favorece uma elevação acentuada da temperatura na capital. O dia vai ter a presença do sol com queda acentuada da umidade relativa do ar. A tarde deve ser de calor com máximas de 30ºC a 31ºC após amanhecer com 14ºC a 15ºC.
A quarta-feira pode reescrever a climatologia histórica da cidade de São Paulo. Massa de ar extremamente quente cobre o estado de São Paulo e trará um dia excessivamente quente para o mês de agosto com sol e muito baixa umidade. O amanhecer com 19ºC deve dar lugar a uma tarde com máximas de 33ºC a 34ºC com vento Noroeste.
Assim, a cidade de São Paulo pode ter recorde de temperatura máxima para agosto. O recorde de calor para o mês de agosto na estação de referência climatológica da cidade de São Paulo é de 33,1ºC, em 1952 e 1955. Na segunda colocação do ranking, aparece registro de 33,0ºC em 31 de agosto de 1963. Na sequência, na terceira posição dos dias mais quentes de agosto, há registro de 32,8ºC em 28 de agosto de 1961 e 26 de agosto de 2021.
Na quinta, o sol aparece com nuvens na capital paulista. Será outro dia quente e abafado, mas pelos dados de hoje a temperatura não subiria tanto quanto na véspera e ficaria entre 30ºC e 32ºC depois de uma madrugada quente com mínimas pouco abaixo de 20ºC e que em muitos bairros sequer devem baixar de 20ºC. As nuvens aumentam e não se pode afastar chuva isolada da tarde para a noite, virando o vento para Sul com resfriamento até o fim do dia.
A MetSul projeta que tanto na quarta como na quinta vai atuar uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que trará o ar muito quente do Centro-Oeste para o estado de São Paulo. Por isso, vento moderado de Noroeste pode ocorrer nos dois dias na cidade de São Paulo e não podem ser descartadas rajadas por vezes fortes.
Na sexta, com o avanço de uma frente fria a partir do Sul do Brasil, a nebulosidade será muito maior em São Paulo com chance de períodos de instabilidade. O vento sopra do quadrante Sul com ar mais ameno e a temperatura vai estar significativamente menor com máximas de 21ºC a 22ºC na capital paulista.