Previsão do tempo indica muitas nuvens e chuva em diversas cidades gaúchas hoje | IARA PUNTEL

O tempo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira será muito diferente do dia de ontem, marcado pelo predomínio do sol durante o dia e calor muito intenso no estado à tarde com máximas que chegaram a 37,5ºC na região da Grande Porto Alegre e a 41,5ºC no Oeste e no Noroeste gaúcho.

No final da quarta e nas primeiras horas do dia de hoje, o tempo começou a mudar no estado com o avanço de nebulosidade e áreas de instabilidade que avançaram do Uruguai e causaram chuva no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. Choveu, inclusive, forte em alguns pontos do Sul do estado.

O sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, mas a nebulosidade aumenta consideravelmente e as nuvens predominam no decorrer do dia no território gaúcho.

Chove já na madrugada e de manhã em alguns pontos a partir da instabilidade que ingressava ontem pelo Oeste e o Sul, entretanto chove em mais locais da tarde para a noite da Metade Norte da tarde para a noite. Há risco ainda de chuva forte e de temporais em pontos isolados.

É importante enfatizar que a chuva desta quinta, embora atinja muitos locais, não alcançará todos os 497 municípios gaúchos e tende a ser mal distribuída. Assim, haverá pontos hoje que devem ter apenas aumento de nuvens sem chuva.

Com maior cobertura de nuvens e instabilidade, a temperatura se elevará muito menos hoje do que ontem. As máximas desta quinta-feira em muitas cidades devem ficar 5ºC a 10ºC abaixo das registradas na tarde de ontem. Por outro lado, com maior umidade, a sensação durante o dia vai ser de abafamento.   

Na Grande Porto Alegre, a nebulosidade aumenta bastante nesta quinta com o deslocamento de áreas de instabilidade pelo estado e a formação de outras sobre o território gaúcho durante o dia.

Há possibilidade de chuva no decorrer do dia na região. Apesar da nebulosidade, podem ocorrer aberturas. Com mais nuvens e até instabilidade, a temperatura se eleva muito menos que ontem. O dia, porém, será abafado na área metropolitana.