REDES SOCIAIS

Chuva forte a torrencial causou alagamentos no final da quarta-feira em Pelotas e outras cidades do Sul do estado. A chuva veio acompanhada de muitos raios e rajadas de vento com condições de temporal em algumas localidades da zona Sul do estado.

Os volumes de chuva no Sul gaúcho, entretanto, variaram muito de um ponto para outro e não foram elevados em todos os pontos. Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados foram de 53 mm em Capão do Leão, 13 mm em Jaguarão, 11 mm em Mostardas, 8 mm em Rio Grande, 6 mm em Canguçu e 2 mm no Chuí.

Já as estações de monitoramento do Centro Nacional de Previsão de Desastres (Cemaden) indicaram acumulados de precipitação de 44 mm em Capão do Leão, 35 mm em Pelotas, 21 mm em Jaguarão e São Lourenço do Sul, 20 mm em Pedro Osório, 19 mm em Arroio Grande e 15 mm em Canguçu.

Numa estação particular de cliente da MetSul, na divisa de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, a chuva desde o primeiro dia do ano até ontem à tarde havia somado apenas 54 mm, mas apenas entre 20h e 22h de ontem caíram 26 mm.

Em Capão do Leão, a chuva veio com temporal que teve chuva intensa e rajadas de vento. Isso explica o elevado volume que caiu em curto período superior a 50 mm e o vento que bateu no anemômetro em 73 km/h.

A chuva foi consequência do avanço de fortes áreas de instabilidade a partir do Uruguai e que foram responsáveis por temporais no país vizinho durante a tarde. A massa de ar quente ficou mais úmida e favoreceu as tempestades e a chuva.

Ontem, na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas chegaram a 40,7ºC em Quaraí, 40,2ºC em São Borja, 40,0ºC em Uruguaiana, 39,9ºC em São Luiz Gonzaga, 39,5ºC em Alegrete, 38,2ºC em Teutônia, e 38,0ºC em São Gabriel, Livramento e Rio Pardo.

Entre as estações particulares, a tarde de ontem teve 41,5ºC em Porto Xavier, 40,0ºC em Rio Pardo e Bagé, 39,8ºC em Teutônia, 39,0ºC em Venâncio Aires, 38,9ºC em Herval, 38,8ºC em Lajeado, 38,3ºC em Cachoeira do Sul, Bossoroca e Itaqui, e 38,2ºC em Rosário do Sul.

Hoje, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e chove na maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia. Não há previsão de chuva forte como ontem à noite para a zona Sul do estado, mas em outros pontos do território gaúcho pode ter chuva isoladamente volumosa.

As precipitações de hoje no estado devem ser mal distribuídas e com enorme variabilidade nos volumes de ponto para outro, assim que não se espera chuva em todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul nesta quinta e tampouco volumes altos em todas as cidades que vierem a ter precipitação.