Anúncios

Previsão do tempo para Livramento (foto) é de madrugadas muito frias para outubro com clima de inverno hoje e amanhã | ANDERSON ALVES

O Rio Grande do Sul terá uma quinta-feira com temperatura média próxima de clima de inverno com mínimas baixas e uma tarde amena em diversas regiões, notadamente no Sul gaúcho. A instabilidade que atuou durante a quarta-feira na Metade Norte se afasta com o ingresso de ar mais seco associada à incursão fria. A nebulosidade diminui e o sol aparece em todo o Estado com mais nuvens no começo do dia no Norte.

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.025 hpa sobre a província de Buenos Aires, responsável ontem por trazer mínimas de até -8ºC na Patagônia e próximas dos recordes de outubro na região meridional da Argentina, passa a atuar hoje no Rio Grande do Sul. A queda da temperatura é mais sentida no Sul e no Leste do Estado, uma vez que o ar frio empreende uma trajetória marítima em direção ao Norte.


O dia começa muito frio para outubro na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul com chance de geada fraca e isolada em alguns pontos. As mínimas em diferentes pontos destas regiões ficam entre 3ºC e 5ºC, como nas regiões de Quaraí, Livramento e Bagé. O ar frio traz um dia ameno com máximas cerca de 5ºC abaixo do normal para outubro à tarde. O vento que acompanha a incursão fria sopra por vezes moderado com rajadas.  Porto Alegre deve ter 12ºC de mínima no começo do dia ao passo que a máxima durante a tarde deve alcançar 20ºC.


Previsão do tempo para amanhã

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul durante a sexta-feira, entretanto se espera que a nebulosidade volte a aumentar no Norte gaúcho, em áreas próximas da divisa com Santa Catarina, prevendo-se chuva com possibilidade de trovoadas em parte do dia. Nas demais regiões do Estado, onde o sol predomina com nuvens ao longo da sexta-feira, não se descarta instabilidade muito fraca e isolada da tarde para a noite.

A sexta-feira será mais um dia que começa com temperatura baixa para esta época do ano, de acordo com a previsão do tempo da MetSul. Algumas localidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai podem ter mínimas entre 5ºC e 7ºC. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar 11ºC ou 12ºC ao amanhecer. A tarde, por sua vez, será agradável com máximas um pouco acima dos 20ºC em grande parte dos municípios. Porto Alegre deve ter máxima de 21ºC. O vento sopra por vezes moderado com ocasionais rajadas pela presença de ar frio e de alta pressão na costa.

Anúncios