Fortes temporais atingiram diversas regiões do Paraná entre a noite de ontem e a madrugada de hoje com registro de estragos em consequência do granizo e forte vendavais. Uma das cidades mais atingidas foi a de Mandaguaçu, na região de Maringá, onde um forte vendaval na madrugada de hoje colocou abaixo o Ginásio de Esportes Pedro Bioni, conhecido como “Abelhão”.
TEMPO | Vendaval na madrugada de hoje colocou abaixo o Ginásio de Esportes Pedro Bioni, conhecido como “Abelhão”, em Mandaguaçu (PR), na região de Maringá. pic.twitter.com/kuJwIhSqnf
— MetSul.com (@metsul) October 7, 2021
Inacreditável tô até agora com o coração partido, o Abelhão tem muita história e ver ele no chão é triste. Nosso time esta em preparação pra duas competições importa e o tanto que treinar nessa quadra nós ajuda pelo fato dela ser oficial a gente sempre teve uma preparação ótima pic.twitter.com/ZkotQX3tpw
— Borel (@borel_lol) October 7, 2021
Intensas rajadas de vento acompanhadas de chuva forte e muitos raios afetaram ainda outras cidades do estado paranaense na última noite. No município de Assis Chateuabriand, estação meteorológica do Instituto Simepar registrou rajadas de vento de até 130 km/h. É muito provável que a localidade tenha sido atingida por um dowburst ou uma microexplosão atmosférica, fenômeno em que corrente de vento violenta descende de uma nuvem de tempestade e se espalha radialmente, trazendo danos.
TEMPO | Intenso temporal no município de Assis Chateaubriand (PR) na última noite com rajadas de vento acima de 100 km/h. Vídeo via @TempoOeste. pic.twitter.com/RViz12gYW8
— MetSul.com (@metsul) October 7, 2021
TEMPO | Granizo que atingiu o município de Luiziana (PR) na última noite durante intensos temporais na região. Fotografia via @mausson_j. pic.twitter.com/M8Gdg2Z6LF
— MetSul.com (@metsul) October 7, 2021
Os fortes temporais que atingiram o Paraná foram consequência da chegada de uma frente fria ao estado. O sistema frontal, ao encontrar ar muito quente em sua dianteira com um centro de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul, organizou linhas de instabilidade com temporais, alguns fortes a severos. Horas antes da mudança do tempo, na tarde da quarta-feira, a temperatura passou dos 34ºC no Oeste do Paraná.
A chuva nas últimas 24 horas, até o começo da manhã, desta quinta-feira, alcançou 58 mm em Cascavel. Foz do Iguaçu registrou 37 mm. Um grande número de municípios teve entre 10 mm e 30 mm. É um outubro muito chuvoso no Paraná, como antecipava a MetSul, com acumulados de precipitação elevados desde o começo do mês. Várias estações do estado estão com 100 mm a 150 mm nestes mês até agora com acumulados pontuais de 200 mm a 250 mm.
A MetSul alertava para o risco de temporais no Paraná entre ontem e hoje com a chegada da frente fria e o ingresso de uma forte massa de ar frio para o mês de outubro no Sul do Brasil. O tempo segue instável hoje no Paraná e não firma nos próximos dias que terão mais chuva.
Amanhã, chove em diversas cidades paranaenses, especialmente do Sudoeste e do Sul do estado com risco de temporais isolados. No sábado, a chuva tende a ser mais generalizada no Paraná e alcançar todas as regiões. Será localmente forte e volumosa com risco de temporais localizados de vento e granizo.
O tempo segue muito instável com chuva em diversas áreas do território paranaense no domingo, mantendo-se a possibilidade de tempestades localizadas pela alimentação de ar quente ao Norte vindo do Mato Grosso do Sul.