Anúncios

Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) em dia de sol em Porto Alegre. Previsão do tempo para a Capital hoje é de sol com céu azul de manhã e algumas nuvens acompanhando o sol durante a tarde que será de temperatura acima da média para junho. | Fernando Oliveira

O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas com nuvens no decorrer do dia na maior parte do Estado.

O ingresso de ar quente a partir do Norte da Argentina começa a instabilizar a atmosfera e ocorre chuva inicialmente em pontos isolados do Oeste e do Centro gaúcho e que depois chegam ao Sul no final desta quarta. 


O dia começa com alta chance de nevoeiro e neblina em diferentes pontos da geografia gaúcha, que depois dá lugar ao sol. 

O amanhecer é frio nesta quarta e o vento reduzir a sensação térmica, mas a temperatura durante a tarde será alta para esta época do ano com máximas acima de 20ºC na maioria dos municípios.

Porto Alegre, por exemplo, pode chegar aos 22°C durante a tarde. O Vale do Sinos pode ir aos 23°C. No Noroeste gaúcho, as máximas hoje podem chegar aos 25°C.

A previsão do tempo para esta quarta-feira indica ainda um dia mais ventoso no Rio Grande do Sul à medida que uma corrente de jato em baixos níveis começa a atuar, transportando ar mais quente para o estado gaúcho. O vento sopra fraco a por vezes moderado com ocasionais rajadas. 

Previsão do tempo para amanhã

A dia amanhã começa com chuva no Oeste e no Sul gaúcho que pode ser localmente forte e com risco de temporais de vento devido ao avanço de uma frente fria.

Já as demais regiões ainda vem ter um começo de dia com tempo seco e o sol aparece antes da mudança do tempo.

A chegada da frente fria será precedida por vento do quadrante Norte moderado a forte em diversas regiões com possibilidade de rajadas intensas de 80 km/h a 100 km/h, e isoladamente superiores, sobretudo em vales e regiões de encosta de Serra. Por isso, atenção nos vales e região de Santa Maria.

O vento Norte pré-frontal traz ar quente e favorece uma madrugada mais quente com temperatura atipicamente alta para o inverno nas regiões mais afetadas pelo vento.


Com a chegada da frente fria, o tempo se instabiliza com chuva. A frente deve perder força ao avançar pelo Rio Grande do Sul e, por isso, os volumes não devem ser altos na maioria dos municípios. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por outro lado, o encontro de frente com uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que trará o vento norte quente e seco poderá provocar ventania na mudança do tempo com risco de vendavais associados a temporais. 

Anúncios