Anúncios

Uruguai terá muita chuva no final desta quarta-feira (23) e durante a quinta-feira (24) com a atuação de uma frente quente que depois se converterá em uma frente fria à medida que passa a ser deslocada por uma massa de ar frio impulsionada por um ciclone extratropical.

Grande parte do Uruguai deve ter volumes de precipitação acima de 50 mm, entretanto parte do país vai registrar marcas perto ou acima de 100 mm. Os departamentos que mais chuva devem registrar são os do Centro e do Norte do país como Salto, Artigas, Rivera, Tacuarembó, Paysandu, Rio Negro e Durazno.


O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 21h quinta em que se observa a tendência de chover muito nesta quinta-feira no Norte do Uruguai, o que pode trazer alagamentos por precipitações torrenciais em alguns momentos.

A MetSul Meteorologia adverte ainda para a possibilidade de tormentas, fortes a severas isoladamente, com risco de granizo e vento forte localizado. Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai interagir com a frente, gerando intensa instabilidade capaz de provocar tempo severo. Não se pode afastar mesmo a possibilidade de “turbonadas”, episódios localizados de vento destrutivo.

No Sul do país, na área de Montevidéu, não se espera que a instabilidade seja tão intensa, mas mesmo assim se projeta chuva que pode vir acompanhada de vento moderado com rajadas em alguns momentos ao longo da quinta-feira com um ciclone extratropical se formando na região.


Uma massa de ar polar muito forte vai ingressar no Uruguai no fim de semana e vai trazer frio bastante intenso e geada (heladas) em quase todo o país no começo da próxima semana com mínimas abaixo de zero em grande número de cidades uruguaias. Serão os dias mais frios do ano até agora no país.

 

Anúncios