Anúncios

Sul do Brasil será a região do país com tempo mais firme durante a véspera e o dia de Natal com previsão do tempo de muito calor em diversas regiões dos três estados do Sul | FABRICE COFFRINI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O sol predomina no Rio Grande do Sul tanto nesta véspera de Natal como no dia de Natal. Nuvens aparecem em algumas regiões como o Litoral Norte, o Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai, mas na maior parte do Estado são esperados amplos períodos de céu claro nos dois dias. Há uma pequena chance de instabilidade na Campanha e no Sul gaúcho no sábado, mas muito isolada.

O tempo seco e aberto traz frio para a época do ano na área dos Aparados na madrugada. Na maioria esmagadora dos municípios, porém, o dia tem um amanhecer ameno e calor à tarde, mais intenso na Metade Oeste. Porto Alegre vai a 30ºC nesta sexta e a 33ºC na tarde do sábado.


Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme também predomina durante os dias 24 e 25. As áreas mais a Leste e próximas da costa nos dois estados devem ter momentos com maior presença de nuvens e chance de chuva bastante isolada e passageira, sobretudo na véspera de Natal. No dia 25, possibilidade de chuva por demais isolada em poucos pontos do interior paranaense da tarde para a noite. O calor será muito intenso no Oeste catarinense e do Paraná com marcas ao redor de 40ºC em algumas cidades do Oeste e do Noroeste paranaense.


No Sudeste do Brasil, a véspera de Natal tem o predomínio do sol no estado de São Paulo. Em cidades próximas do litoral é que haverá mais nuvens e chance de chuva ou garoa, o que se espera também no Rio de Janeiro. Pancadas de chuva ocorrem do Centro para o Norte de Minas Gerais e no Norte capixaba enquanto no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas o dia 24 terá sol. Na cidade de São Paulo, muitas nuvens e chance de instabilidade passageira, porém podem ocorrer aberturas. Faz entre 16ºC e 24ºC.

O dia de Natal no Sudeste do Brasil terá o predomínio do sol em grande parte da região. São esperadas pancadas isoladas em pontos perto da costa do Litoral Norte paulista e fluminense assim como no Espírito Santo e o Norte e Leste mineiro. Faz calor no dia 25. Na cidade de São Paulo, um dia de Natal com sol e nuvens esparsas, mínima de 15ºC a 16ºC e máxima de 27ºC a 28ºC.

No Centro-Oeste do Brasil, o dia 24 terá muitas nuvens na maior parte da região com pancadas de chuva em muitos pontos durante o dia. Apenas o Sul do Mato Grosso do Sul não tem chance de instabilidade. Pode chover forte em setores isolados do Mato Grosso e em especial no Centro e no Norte de Goiás assim como no Distrito Federal, inclusive com pancadas torrenciais em algumas localidades com altos volumes em curto período.

Alerta-se que a chuva pode ser muito volumosa na Bahia entre os dias 24 e 25 com acumulados de precipitação significativamente altos em alguns pontos, inclusive no Sul baiano que ainda se recupera da chuva do começo do mês. Os volumes em 48 horas podem ficar entre 100 mm e 200 mm em vários pontos com marcas isoladamente superiores. Com isso, há risco de novos transtornos pela chuva.

Anúncios