Anúncios

Quase todos os rios contribuintes do Guaíba passam por cheia e nível das águas deve se elevar em Porto Alegre nesta segunda metade da semana | JOEL VARGAS/PMPA

A MetSul Meteorologia alerta que o nível do Guaíba estará em cota de chuva nos próximos dias à medida que chega a grande vazão do Rio Taquari, que enfrenta cheia histórica, e também do Rio Jacuí. O cenário é de atenção para as ilhas da capital, no Delta do Jacuí, que podem sofrer com alagamentos.

A cheia do Rio Taquari é de proporções históricas nesta terça-feira e atingiu níveis que somente foram vistos uma vez desde o começo das medições no século 19. O nível medido em Estrela e informado pela Prefeitura da cidade chegou a 29,60 metros à tarde. A cota medida é a segunda maior já aferida na cidade.

O nível de 29,60 metros se aproximou do recorde oficial de 29,92 metros, da grande enchente no Rio Grande do Sul de maio de 1941. Superou no ranking das maiores cheias da histórias as marcas de 28,86 metros de abril de 1956 e de 27,55 metros da grande cheia de julho de 2020.

Choveu muito também ao longo da bacia do Jacuí. Os volumes nas nascentes no Norte gaúcho ficaram entre 200 mm e 300 mm com acumulados de 100 mm a 150 mm em muitos pontos da parte Sul da bacia no Centro do estado, entre Cachoeira do Sul e Porto Alegre. O nível do Jacuí subia fortemente hoje no Centro gaúcho e já colocava Cachoeira do Sul em alerta.

O Jacuí responde por grande parte da vazão do Guaíba, sendo seguido pelo Rio Taquari. Rios como o Caí, Gravataí e Sinos têm participação menor. O Caí passa por cheia, que trouxe hoje alagamentos em Montenegro, e uma cheia se inicia no Sinos com alagamentos em Taquara.

Com quase todos os rios passando por cheia, inevitavelmente o Guaíba se eleva. O nível no fim da tarde de hoje do Guaíba já estava em 1,86 metro no Cais Mauá, pouco acima da cota inicial de cheia, mas ainda com altura insuficiente para trazer problemas nas ilhas.

Com a maior vazão dos rios contribuintes chegando nos próximos dias e agravante que haverá chuva na capital entre quinta e o começo do sábado, a tendência é de maior elevação.