Anúncios

Raios em Porto Alegre | Marnes Hoff/Arquivo

Vai ter raio? É alta a probabilidade de raios em Porto Alegre nesta sexta-feira, especialmente da tarde para a noite, quando se espera que a instabilidade ganhe força na Capital. Nuvens com maior desenvolvimento vertical vão avançar do Oeste para o Leste gaúcho acompanhando a chuva de maior volume.

Ar mais quente deve ingressar em altitude precedendo uma frente fria e com uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul durante a sexta, o que favorecerá a ocorrência de descargas atmosféricas com trovoadas em Porto Alegre e no interior gaúcho. Quando a atmosfera fica mais aquecida, ela se torna mais instável. O resultado é o aumento do risco de chuva forte e de temporais, logo da ocorrência de raios.


Projeção de raios para 21h de sexta do modelo WRF indica potencial de descargas em Porto Alegre

A MetSul emitiu uma aviso de chuva moderada a forte para esta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite de sexta e nas primeiras horas do sábado há potencial para chuva de intensidade moderada a forte em diversas regiões gaúchas com acumulados perto ou acima de 50 mm em diferentes municípios.


Porto Alegre e a região metropolitana estão entre as áreas com potencial de chuva por vezes moderada a forte na segunda metade da sexta-feira e ainda nas primeiras horas do sábado.

Anúncios