O fim de semana foi marcado pela instabilidade no Rio Grande do Sul. Ar quente e úmido trouxe pancadas de chuva com trovoadas para vários pontos do Oeste, Centro e Sul do Estado no sábado, inclusive com granizo na área de Rio Grande. No sábado à noite a instabilidade começou a se intensificar à medida que ar frio se aproximava pelo Sul do Estado. A forte instabilidade prosseguiu no Centro e no Nordeste gaúcho durante a madrugada de domingo, atingindo depois o Noroeste. Choveu forte em muitas cidades com acumulados localmente altos. Somente Lajeado, que há poucos dias registrou 80 mm, teve 77 mm no domingo. Já em Porto Alegre, partes da cidade acumularam entre 40 mm e 50 mm durante o fim de semana.


Noite de sábado para domingo foi de muito relâmpagos em Porto Alegre – Foto de Filipi Duarte

A segunda-feira começou sob influência de ar frio no Rio Grande do Sul e que atua mais no Sul e no Leste do Estado. Vacaria tinha 2ºC às 9h de hoje. Fez entre 3ºC e 4ºC durante a madrugada em cidades mais ao Sul do Estado. Com a influência do ar frio e mais nuvens na Metade Norte e pontos do Leste, esta segunda-feira é fria. Amanhã, contudo, ar quente começar a retornar ao Rio Grande do Sul. O avanço de ar quente de Norte voltará a instabilizar a atmosfera no território gaúcho. O sol aparece com nuvens, e a temperatura sobe bem mais durante o dia amanhã, mas instabilidade isolada deve se deslocar de Norte para Sul no Estado, afetando mais o Oeste e o Sul. A instabilidade será maior no Centro da Argentina e no Uruguai. Há risco de tormentas com granizo no Uruguai, até na região de Montevidéu, e na área de Buenos Aires. Na quarta, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões com mais nuvens e chuva esparsa no Sul e no Sudoeste gaúcho. Na quinta, grande parte do Estado tem sol. Tanto na quarta como na quinta as tardes são quentes com máximas acima de 25ºC em muitas cidades.


Na sexta-feira, frente fria traz chuva e risco de temporais isolados para o Sul e o Sudoeste do Estado (reprodução acima da projeção do modelo Europeu) ao passo que nas demais regiões o sol aparece com nuvens e temperatura alta. Este sistema frontal leva chuva para a maioria das regiões gaúchas no fim de semana com ar abafado ainda no decorrer do sábado na Metade Norte. Perspectiva de ar frio mais forte somente para o começo da segunda quinzena do mês.