Castigados por três episódios de chuva excessiva a extrema que trouxeram acumulados de precipitação de 200 mm a 500 mm em todas as regiões do estado nas últimas duas semanas, os gaúchos agora terão uma trégua da instabilidade com três dias de tempo firme no estado, uma raridade neste mês até agora, aponta a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.
O tempo firme por uma sequência de dias é excelente notícia para que vários rios sob cheia no Rio Grande do Sul possam iniciar uma trajetória de baixa dos seus níveis assim como permitirá que comunidades atingidas por inundações, como o Vale do Taquari, possam seguir com os seus esforços de limpeza e recuperação.
O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Muitas áreas do estado terão amplos períodos de céu claro, mas nuvens devem ser esperadas em parte do território gaúcho. Da tarde para a noite, nebulosidade ingressará a partir do Oeste.
Um massa de ar seco e frio de alta pressão que cobre o estado traz amanhecer muito frio para a metade de setembro com geada em pontos da Serra, dos Aparados e baixadas do Planalto Médio. Os Campos de Cima da Serra terão mínimas negativas. Nevoeiro e neblina em poucos pontos entre a madrugada e de manhã. A tarde terá temperatura amena e agradável.
O sábado no Rio Grande do Sul terá tempo ensolarado e com amplos períodos de céu claro em todas as regiões. Será o dia de tempo mais aberto no território gaúcho até agora neste mês. O estado vai estar sob a influência de um centro de alta pressão de 1.025 hPa no Atlântico.
O dia começa com um pouco frio, mas com mínimas mais altas do que na véspera. Chance de nevoeiro e neblina em pontos bastante localizados ao amanhecer. Ar mais quente começa a ingressar no estado e favorece uma forte elevação da temperatura com máximas próximas ou ao redor dos 30ºC à tarde no Oeste, no Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre. O vento se intensifica e sopra por vezes moderado.
A previsão do tempo da MetSul indica que o domingo dos gaúchos será novamente marcado pelo predomínio do sol que aparecerá em todo o Rio Grande do Sul e outra vez com amplos períodos de céu claro. Será um belo e aproveitável dia para atividades ao ar livre. Nuvens devem aparece em poucos pontos, como o Oeste e o Sul em parte do dia. Nevoeiro e neblina em locais muito isolados ao amanhecer.
Ar ainda mais quente ingressa no estado durante o domingo e traz um dia de temperatura alta. Embora o amanhecer ameno, a tarde será muito quente e de forte calor em muitas cidades. As máximas ficam entre 32ºC e 35ºC no Oeste, no Noroeste, no Centro gaúcho, nos Vales, na Grande Porto Alegre e na capital. A acentuada queda da pressão atmosférica no Norte da Argentina favorecerá vento que soprará com rajadas do quadrante Norte, especialmente no Oeste.
Na segunda-feira, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, contudo a nebulosidade vai aumentar no estado no decorrer do dia. Áreas de instabilidade ingressam com chuva e trovoadas inicialmente pelo Oeste e o Sul. Até o fim do dia, o tempo muda com chuva na maioria das regiões gaúchas. A temperatura ainda estará alta no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre antes do retorno da chuva.