Frio e geada depois da chuvarada e do ciclone. A MetSul Meteorologia prevê um amanhecer muito frio nesta sexta-feira em muitas áreas do Sul do Brasil à medida que uma massa de ar seco e frio impulsionada pelo ciclone tomou conta de grande parte da região.
Nesta sexta, centro de alta pressão de 1.023 hPa vai estar sobre o Sul do Brasil no começo dia, o que garantirá o tempo firme e as condições propícias para o forte resfriamento noturno e as mínimas baixas do amanhecer.
Já fez frio hoje no Rio Grande do Sul. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram mínimas na madrugada desta quinta de 1,5ºC em Quaraí, 4,3ºC em Uruguaiana, 5,0ºC em Alegrete, 5,1ºC em Vacaria, 5,2ºC em Canela, 5,4ºC em Cambará do Sul, 5,5ºC em Caçapava do Sul e Cruz Alta, 5,8ºC em Tupanciretã e 5,9ºC em Bagé.
O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Muitas áreas do estado terão amplos períodos de céu claro, mas nuvens devem ser esperadas em parte do território gaúcho. Da tarde para a noite, nebulosidade ingressará a partir do Oeste.
A massa de ar seco e frio de alta pressão que cobre o estado traz amanhecer muito frio para a metade de setembro com marcas abaixo de 10ºC em muitas cidades. Geada em pontos da Serra, dos Aparados e baixadas do Planalto Médio. Os Campos de Cima da Serra terão mínimas negativas de até -2ºC ou -3ºC. Veja abaixo a projeção de geada para a madrugada desta sexta do modelo canadense.
Nevoeiro e neblina em poucos pontos entre a madrugada e de manhã nesta sexta, uma vez que o resfriamento noturno favorecerá cerração isolada. A tarde, por sua vez, terá temperatura amena e agradável. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 8ºC e 22ºC.
O frio não vai se limitar ao Rio Grande do Sul. Grande parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná vão amanhecer com frio abaixo de 10ºC. Pode gear em diversas cidades catarinenses e no Planalto de Palmas, no Paraná. Marcas negativas são esperadas no Planalto Sul Catarinense com geada forte nas baixadas.
O ar frio rapidamente se afasta com o centro de alta pressão se deslocando para o oceano e a previsão da MetSul Meteorologia é de aquecer muito no fim de semana com tardes de calor. A tarde de domingo, em especial, será a mais quente com máximas de 33ºC a 35ºC em muitas cidades gaúchas e isoladamente até superiores.