O estado norte-americano do Minnesota está ao Norte do país e é conhecido pelo frio extremo no inverno. Já nesta época do ano, em dezembro, a temperatura costuma ser muito baixa com marcas não raro de até 20ºC ou 30ºC abaixo de zero.
International Falls, por exemplo, considerada a cidade mais fria da área continental dos Estados Unidos (exceto Alasca) está no Minnesota é ganhou o slogan de “icebox da América”.
O clima muito frio dificulta a ocorrência de tempestades que não sejam de inverno durante os meses mais frios do ano. Por isso, o estado jamais tinha registrado um tornado durante o mês de dezembro. Isso mudou na quarta-feira, dia de caos meteorológico nos Estados Unidos e que teve toda a sorte de fenômenos extremos. Como um tornado que se formou pela primeira vez em pleno dezembro em Minnesota, risco que a Meteorologia local alertava.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos confirmou que o primeiro tornado de dezembro dos registros do estado ocorreu durante o mês de dezembro em Hartland, a Noroeste de Albert Lea, no Sul de Minnesota. O vento danificou um banco, mandando parte da estrutura do telhado de tijolos ao chão. Casas e outros edifícios na área também foram danificados.
As equipes de avaliação de danos ainda estão trabalhando para determinar a classificação deste tornado assim como sua extensão e trajetória em Hartland, mas deve ficar entre EF-1 e EF-2. Um segundo tornado foi observado em Lewiston. O tornado mais tardio até então registrado em Minnesota tinha sido no dia 16 de novembro de 1931, portanto quase um mês antes no calendário, e se deu a Leste de Maple Plain.
O tornado ocorreu no mesmo dia em que Saint Paul-Minneapolis, em Minnesota, registrou um recorde de temperatura máxima para dezembro com mais de 11ºC, batendo o recorde que era de 2014. Com a temperatura alta para os padrões locais, a cobertura de neve no aeroporto das Twin Cities na quarta-feira caiu de 20 centímetros para apenas um traço ao longo do dia.
A linha de tempestades responsável pelo tornado inédito de dezembro trouxe ventos fortes ao Sul de Minnesota. No condado de Dodge, várias árvores e linhas de energia caíram com a força da ventania. Milhares de clientes ficaram sem energia na parte do Sul do estado com a atuação do ciclone e da linha de temporais associada.