O Rio Grande do Sul registrou neste sábado (30) o quarto dia seguido com temperatura abaixo de zero com mínima de -1,4ºC em São José dos Ausentes. 

Foi o 13º dia no ano em que o Estado teve mínima negativa e o 11ºC neste mês de maio. Isso significa que mais de um terço dos dias de maio tiveram mínimas negativas no Estado. Trata-se de um número altíssimo que na estatística costuma ocorrer em junho ou julho, mas não antes. 

Para se ter uma idéia, no ano passado que teve um outono muito quente, não se registrou um dia com temperatura negativa antes de 9 de junho. O 13º dia de mínima negativa no Estado no ano somente veio a ocorrer em 9 de julho. Em 2018, maio anotou cinco dias de temperatura abaixo de zero no território gaúcho e o 13º dia do ano em que a mínima caiu a valores negativos se deu em 17 de junho. 


A menor temperatura no Rio Grande do Sul até agora em 2020 foi registrada por estação meteorológica no último dia 15 com 4,5ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes. 

Inpe

O elevado número de jornadas de mínimas inferiores a 0ºC sugere que esse ano terá um número altíssimo de dias com mínimas negativas. A última vez que isso ocorreu foi em 2016, ano em que nada menos que 51 dias anotaram marcas abaixo de zero. O número deve ter sido ainda maior, uma vez que algumas estações meteorológicas que hoje são utilizadas na contabilidade não existiam à época.