Muitas nuvens, abundante umidade e chuva no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil | Inmet

Grande quantidade de nuvens cobre o Centro-Sul do Brasil nesta terça-feira com chuva em muitas áreas. Há abundante umidade cobrindo o Sul, o Centro-Oeste e a Região Sudeste, o que deixa o tempo instável nestas regiões e com risco de chuva localmente forte e de temporais isolados pela atmosfera aquecida desta época do ano.

No Rio Grande do Sul, a chuva das últimas horas, como esperado, variou muito de ponto para outro. Os acumulados em 24 horas até o meio-dia desta terça-feira foram de 81 mm em Arroio Grande, 54 mm em Livramento, 45 mm em Camaquã, 43 mm em Canguçu e Dom Pedrito, 42m mm em Bagé, 38 mm em Santa Maria, e 34 mm em Uruguaiana. Em muitas áreas da Metade Norte, a chuva não passa de 5 mm ou 10 mm até o momento, sendo que em algumas cidades sequer choveu até o momento.

Choveu muito em pontos do Sudeste entre ontem e hoje. Em Minas Gerais, os registros em 24 horas até o meio-dia de hoje são de 65 mm em Itabira, 63 mm em Materlândia, 60 mm em Barbacena e 50 mm em Juiz de Fora. Em São Paulo, 70 mm em São Pedro, 65 mm em Caieiras, 64 mm em Francisco Morato, 56 mm em Mariporã, 54 mm em Santana de Parnaíba e mais de 50 mm em vários pontos da cidade de São Paulo.

Reforçamos o alerta sobre chuva muito volumosa em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. O mapa acima mostra a projeção de chuva entre hoje e sábado do modelo alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias. Os acumulados em muitos pontos podem passar de 100 mm com marcas de 150 mm a 200 mm em alguns locais.

Observa-se a tendência de chover muito na Metade Norte do Mato Grosso do Sul, no Sul de Goiás, no Triângulo Mineiro e em partes de São Paulo, além de pontos isolados em diferentes áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Os volumes muito altos, em alguns casos em curto período, podem trazer alagamentos, inundações repentinas e deslizamentos de terra.

Uma das áreas com risco de chuva forte a intensa em alguns momentos é a cidade de São Paulo e cidades da Grande São Paulo. Vai chover muito na capital paulista até o final desta semana e é bastante alto o risco de temporais, especialmente da tarde para a noite, em que ocorrem precipitações torrenciais com alagamentos e inundações.