A sexta-feira não foi um dia normal em se tratando do tempo. Ao contrário, pode se dizer que foi um dia “maluco”. E tudo foi antecipado na nossa previsão do tempo. Houve uma verdadeira gangorra térmica com grandes variações das condições do tempo. Com os gaúchos experimentando inverno e verão no mesmo dia ou na mesma hora. E ainda uma variedade de condições que chamaram atenção, de granizo a fumaça. Efeito de duas massas de ar: uma fria e uma muito quente. As condições atípicas já começaram na madrugada.

Tudo começou pela madrugada. Ao invés de esfriar no decorrer da noite, esquentou e muito. A temperatura disparou na madrugada em muitas cidades com vento Norte por corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste, que veio com ar muito quente. Várias cidades tiveram no meio da madrugada temperatura mais alta que na histórica onda de calor de janeiro.

Em Campo Bom, a temperatura que às 2h da manhã era de 18,3ºC saltou para 29,4ºC às 3h, no meio da madrugada. Ficou acima de 30ºC das 4h até 7h e atingiu pico de 31,8ºC após às 7h. Em Santa Maria, mais de 30ºC entre 1h e 4h da manhã com pico de 31,0ºC. Teutônia teve marcas acima de 30ºC entre 2h e 4h da manhã, chegando a 30,3ºC.

O intenso aquecimento, então, formou áreas de instabilidade com temporal em Santa Cruz do Sul e pancadas de chuva com raios e granizo isolado na Grande Porto Alegre no final da madrugada e início da manhã. A chuva fez com que a temperatura que havia explodido na madrugada despencasse. Campo Bom foi de 31,4ºC às 7h pra 23,8ºC às 8h.

Mas o dia reservaria mais. No decorrer da manhã a nebulosidade diminuiu e o sol apareceu. Era para o céu ter ficado azul, mas havia tanta fumaça vinda da Amazônia transportada pela corrente de jato que o dia parecia nublado. A temperatura, com isso, voltou a disparar e atingiu 33,3ºC entre 12h e 13h em Campo Bom, 33,8ºC em Feliz e 34,4ºC em Parobé. Só que na mesma hora, no Oeste e no Sul gaúcho já fazia frio com 11ºC a 13ºC em muitas cidades.

No meio e no final da tarde, na sequência dia maluco, com uma frente fria avançando pelo estado, cidades da Metade Norte e dos vales que antes tiveram muito calor estavam desta vez com chuva, vento e queda de temperatura, além de temporais isolados. Caiu granizo em cidades como Três Coroas, São Francisco de Paula, Osório e Imbé. Em São Francisco, as pedras em parte do município foram de grande tamanho.

Mas a maluquice não segue neste sábado que será um dia “normal” de setembro. A previsão do tempo indica uma massa de ar seco e frio cobre o Rio Grande do Sul neste sábado. Tempo aberto com céu claro de manhã no Oeste e no Sul gaúcho. No Norte e no Nordeste gaúcho, o dia pode ter chuva na madrugada e que depois para. De manhã, sol e nuvens. À tarde, tempo ensolarado com predomínio do céu claro em todo o estado.

O sábado começa e termina frio. Pode gear em pontos da fronteira com o Uruguai. Uma vez que o ar frio já começa a perde força hoje, a tarde será amena a agradável, embora esfrie acentuadamente a partir do fim da tarde com o tempo aberto e o ar seco que garantirão uma noite muito fria. Porto Alegre deve ter entre 10ºC e 17ºC.