Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira na retaguarda de uma frente fria que vai avançar pelo Estado com chuva irregular e risco de temporais isolados pelo encontro do ar frio com uma massa de ar muito quente que cobre o Sul do Brasil. A massa de ar frio não é intensa, entretanto será responsável por uma queda acentuada da temperatura entre a tarde e noite de hoje no estado gaúcho.

A frente fria é precedida por ar muito quente e que trouxe temperatura excepcionalmente alta durante as primeiras horas do dia, incomum para o horário em qualquer época do ano, mesmo no verão. Em Santa Maria, por exemplo, a temperatura esteve acima de 30ºC entre 1h e 4h da manhã com máxima de 31,0ºC. Teutônia teve marcas acima de 30ºC entre 2h e 4h da manhã com pico na estação oficial de 30,3ºC. Em Campo Bom, a temperatura passou de 30ºC às 4h da manhã e seguiu até 7h com pico de 31,8ºC entre 6h e 7h de hoje.

O motivo para o calor incomum na madrugada em parte do Rio Grande do Sul foi uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento que precede a frente fria e se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, trazendo ar quente. Por isso, várias cidades de vales e serranas registraram vento Norte com rajadas no começo do dia. Em Teutônia, as rajadas passaram dos 70 km/h.

A frente fria atuava na manhã desta sexta em áreas do Oeste e do Sul gaúcho. No decorrer da tarde e da noite, o sistema frontal avança com chuva pra grande parte do estado. Haverá uma radical mudança da temperatura com a chegada da frente fria. Muitas cidades que tiveram calor ou abafamento até de tarde terminarão o dia com frio. A chegada do ar frio deve se dar com rajadas de vento, no geral entre 40 km/h e 60 km/h, mas que em alguns pontos podem passar dos 70 km/h.

A massa de ar frio que avança na retaguarda da frente fria já cobre o Rio Grande do Sul como um todo no começo do sábado enquanto no Nordeste catarinense, grande parte do Paraná e no estado de São Paulo o dia vai ter início sob a influência de uma massa de ar bastante quente.

O sistema frontal avança por Santa Catarina entre o final da sexta e o começo do sábado com vento e chuva irregular na distribuição, alcançando mais tarde localidades do Nordeste do estado. No decorrer do dia, o sistema progride pelo Paraná e deve trazer chuva para a região de Curitiba.

O sábado começa muito quente em Curitiba e acaba com frio. Ainda no sábado, a frente muda o tempo em parte do estado de São Paulo, sobretudo mais ao Sul e o Leste paulista. Na cidade de São Paulo, o começo do sábado tem ar muito quente e o final do dia será com frio e chance de instabilidade.

Na cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, o ar quente predomina até a tarde deste sábado com temperatura muito alta, entretanto no final do dia o tempo muda radicalmelmente com brusca queda da temperatura que deve vir com chuva e possíveis rajadas de vento na capital fluminense.

Madrugadas mais frias no fim de semana

Com a massa de ar frio se instalando no território gaúcho, o resfriamento deve se acentuar no Rio Grande do Sul no começo deste sábado. A massa de ar frio toma conta do território gaúcho durante a madrugada e gradualmente afasta a instabilidade que traz chuva em algumas áreas mais ao Norte e o Nordeste do Estado no começo do dia.

Com isso, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul durante o sábado. O começo e o final do dia serão frios em todas as áreas. Já a tarde, conforme a cidade, será entre fria e amena mesmo com a presença do sol. Porto Alegre deve ter até 17ºC, mas em cidades serranas a tarde deve ter apenas entre 12ºC e 14ºC.

O amanhecer do sábado será frio com marcas abaixo de 5ºC principalmente em cidades do Oeste e do Sul gaúcho, como na Campanha, Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai. A maioria das localidades deve amanhecer neste sábado com marcas de um dígito. Porto Alegre deve ter 11ºC, mas a mínima do sábado ocorre à noite com 10ºC.

O domingo terá a madrugada mais fria com mínimas inferiores a 5ºC em um grande número de municípios e marcas abaixo de zero em algumas localidades de maior altitude. Mínimas negativas são esperadas na Serra do Sudeste e nos Campos de Cima da Serra, especialmente nas baixadas, uma vez que em picos não deve esfriar tanto porque o ar frio estará enfraquecido em altura. Porto Alegre deve ter 7ºC a 8ºC no começo do domingo, mas na área metropolitana as mínimas em alguns pontos podem descer a 3ºC ou 4ºC.

O Planalto Sul Catarinense tem alta possibilidade de marcas negativas no domingo. Marcas tão baixas quanto -4ºC ou -5ºC podem ser observadas em algumas das baixadas da região no amanhecer do sábado que tende a ser o mais frio neste episódio. Já no Paraná, o frio também vai se fazer sentir, mas com menor intensidade que nos estados gaúcho e catarinense.

Na cidade de São Paulo, a queda maior da temperatura tem início no final do sábado com marcas de 14ºC a 15ºC no final do dia. No domingo, a capital paulista amanhece com frio de 12ºC e terá uma tarde amena, esperando-se no final do dia 12ºC a 13ºC. Na segunda-feira, mínima em torno de 13ºC.

Projeção de geada

A incursão de ar frio vai trazer geada em parte do Sul do Brasil. O fenômeno deve ser mais amplo na madrugada do domingo e mais no Rio Grande do Sul. Pode gear, inclusive, em pontos da área metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina, a geada deve afetar mais áreas de maior altitude e não tende a ser generalizada.

Os mapas mostram as projeções de probabilidade de formação de geada nas madrugadas do sábado e do domingo, de acordo com a saída da madrugada de hoje do modelo canadense. No amanhecer deste sábado, a geada deve atingir mais áreas da fronteira com o Uruguai enquanto no começo do domingo deve ser mais ampla.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de temperatura e geada neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.