Anúncios

Fim de tarde desta sexta em Porto Alegre | ESTAEL SIAS

A sexta-feira foi um dia bastante estranho no Rio Grande do Sul e fora do convencional. O dia teve chuva forte, raios, granizo, escuridão durante o dia, fumaça e má qualidade do ar.

Nuvens carregadas associadas a um centro de baixa pressão trouxeram chuva forte em várias cidades, inclusive em Porto Alegre. Alguns municípios ainda registraram queda de granizo. Foi o caso de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

As nuvens, com ou sem fumaça, já trariam redução da luminosidade. A fumaça, porém, agravou a redução da luz solar. Por isso, escureceu bastante de dia em diversos municípios. Como ocorreu na capital, onde do meio para o fim da tarde escureceu mais cedo com a intensificação da chuva e trovoadas.

A chuva veio forte em várias cidades. O acumulado em Lagoa Vermelha em 24 horas até o começo da noite estava perto de 40 mm. Em Porto Alegre, onde choveu forte no fim da tarde, a maior parte da cidade somava entre 35 mm e 30 mm.

A qualidade do ar na região metropolitana que tinha melhorado na quinta voltou a piorar durante esta sexta-feira. Chegou a atingir em diferentes momentos do dia marcas entre 100 e 150, ou seja, no patamar de ruim a muito ruim.

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul neste sábado com a atuação de área de baixa pressão na costa. Circulação de umidade do sistema traz as nuvens e chance de períodos de garoa e chuva passageira em pontos das Metades Norte e Leste do estado. No Oeste, o tempo firme predomina.

Apesar da instabilidade, ocorrem aberturas com sol em diferentes pontos no decorrer do dia. Ar mais frio de Sul começa a ingressar e vai afastando gradualmente a fumaça, o que trará qualidade do ar melhor. Outra consequência será a temperatura agradável e que entra em declínio com frio no fim do dia.

Nos próximos dias, o gaúcho poderá matar a saudade do céu azul, tão ausente neste setembro por nuvens e fumaça. A pluma de fumaça será afastada do estado pelo ar frio e poderemos respirar ar mais limpo durante os próximos dias.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.