Nesta SEGUNDA uma massa de ar seco predomina em grande parte do território gaúcha e garante uma tarde de Natal com tempo ensolarado de Norte a Sul do Estado. Os índices de radiação ultravioleta ficam elevados. No Oeste a temperatura sobe mais e passa de 30°C. No Leste e Sul a temperatura fica amena com máximas a redor de 25 a 27°C. No fim da tarde o vento pode se intensificar com rajadas moderadas que reduzem a sensação térmica ao ar livre. Foto de Sandro Muller.

AMANHÃ o ar seco ainda comenda as condições do tempo e aquece mais a tarde. Modelos projetam máxima acima de 30°C na maior dos municípios gaúchos. No Litoral dia será bonito e temperatura sobe. A radiação ultravioleta pode atingir valores altos, sobretudo, entre o fim da manhã e o começo da tarde. No Norte do Estado os índices de instabilidade indicam risco de chuva isolada e passageira, sobretudo, em áreas de divisa com Santa Catarina, mas sem gerar grandes acumulados.

QUARTA-FEIRA massa de ar de origem tropical com ar quente e úmido gera intensa sensação de abafamento em todas as regiões. A temperatura fica ainda mais alta com máximas que podem passar de 36°C no Oeste e Noroeste do Estado. As nuvens aparecem mais e da tarde para a noite não se afasta  a ocorrência de temporais isolados que podem provocar vendavais e chuva forte localizada, com maior potencial em cidade do Centro, Norte e Leste do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre. Já na fronteira com o Uruguai o sol aparece entre nuvens e é baixo o risco de chuva.

Na QUINTA-FEIRA o tempo volta a firmar com sol e aquecimento durante a tarde. O tempo fica aberto com poucas nuvens  e isso favorece elevados índices de radiação ultravioleta em todas as regiões. Mais uma tarde de calor com máximas acima de 30°C em grande parte das regiões.

Na SEXTA-FEIRA o sol predomina entre poucas nuvens e favorece o aumento das nuvens durante a tarde. Nas faixas Norte e Leste não se afasta a ocorrência de pancadas isoladas e passageiras de chuva típicas de verão. Temporais com raios e eventos isolados de chuva forte podem ocorrer.

O interessante é que para os primeiros dias de 2018 (entre 30/12 a 04/01) os modelos projetam chuva mais generalizada e com maiores acumulados no Rio Grande do Sul.