Chuva extrema causou inundação catastrófica com vítimas no município capixaba de Mimoso. Intensas precipuitações deixaram 28 mortos no Sudeste do Brasil. | GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO/DIVULGAÇÃO

O desastre pela chuva que se abateu no estado do Espírito Santo no final da semana que passou foi o maior no Sudeste do Brasil por intensas precipitações desde a tragédia pela chuva no Litoral Norte de São Paulo, em 18 de fevereiro de 2023, que matou 66 pessoas. No Brasil, desde as inundações catastróficas do Vale do Taquari (RS), em setembro do ano passado, com saldo de mais de 50 vítimas, a chuva não deixava tantas perdas humanas.

As fortes chuvas deixaram 20 mil pessoas fora de casa no Espírito Santo desde o fim de semana. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, foram registradas 20 mortes. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, no último domingo, situação de emergência em 13 municípios.

Foram registradas inundações e ruas alagadas, com prejuízos para casas e comércios. Em seis cidades, as pessoas tiveram que sair das residências. O município mais afetado é Mimoso do Sul. Na cidade, são 10 mil desalojados, 100 desabrigados, 18 mortos e uma pessoa desaparecida.


Os moradores publicaram nas redes sociais vídeos que mostram as ruas alagadas. Num deles, é possível ver a área no entorno do prédio da prefeitura tomada pelas águas, com carros e um trator quase totalmente cobertos. “É uma coisa fora do normal”, disse uma moradora.De acordo com levantamento do governo capixaba, vão ser necessários R$ 743 milhões para reconstrução de casas, ruas e rodovias. O mesmo episódio de chuva extrema, que foi ostensivamente alertado pela Meteorologia, deixou oito mortos no estado do Rio de Janeiro. (Com informações da Agência Brasil)

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.