Cenário não para de se agravar pela chuva no Sul baiano | Governo da Bahia/Divulgação

O Governo da Bahia reconheceu situação de emergência para mais 47 cidades atingidas pelas enchentes. Com a atualização, o estado passa a ter 72 cidades em emergência. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia confirmou 18 mortes em decorrência da chuva extrema.

O governador da Bahia sobrevoou neste domingo as localidades mais atingidas pela chuva e se disse chocado com as imagens da destruição que “são muito fortes”.

“É uma tragédia gigantesca. Não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador o número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo d’água”, disse.

Com o aumento do número de cidades atingidas pelas fortes chuvas, o governo estadual ampliou a estrutura de apoio às vítimas. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam agora com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo Sul.

Um homem de 60 anos se afogou hoje no Rio das Contas, em Aureliano Leal, no Sul da Bahia, e se tornou a 18ª morte por causa das chuvas no estado. O temporal também causou o rompimento de duas barragens neste fim de semana.

Dez rodovias estão parcial ou totalmente interditadas, segundo as polícias rodoviárias estadual e federal. Em Ubatã, um trecho da BR-330 cedeu, abrindo uma cratera.

A chuva excessiva na Bahia não surpreende. Uma semana antes, a MetSul alertou que as mesmas regiões castigadas no começo do mês voltariam a sofrer com chuva excessiva e inundações. As precipitações somaram 200 mm em 72h em municípios como Valença e Ilhéus.

A previsão é de mais chuva na Bahia neste começo desta semana com os maiores volumes no Oeste e no Sul baiano à medida que a Zona de Convegencia do Atlântico Sul (ZCAS) segue atuando no território baiano com instabilidade frequente e localmente intensa.

No decorrer da semana, entretanto, o canal de umidade recua no sentido Sul e a chuva aumentará em estados do Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais, diminuindo na Bahia.