Anúncios

Imagem de radar do momento em que o tornado atinge a cidade de Mayfeld | Sam Emmerson/ARRC/University of Oklahoma

O tornado que atingiu o Oeste do estado norte-americano do Kentucky pode ter sido o mais violento nos Estados Unidos no mês de dezembro em mais de meio século. As equipes que fazem levantamento de campo dos danos do National Weather Service ainda levarão dias para analisar a intensidade dos danos na cidade destruída de Mayfield, mas a extensão e gravidade dos danos sugere fortemente que foi um EF-5, o máximo da escala aprimorada de Fujita com vento acima de 322 km/h.

O twister que atingiu Manyfield pode ter percorrido quatro estados em quatro horas em meio a uma violenta onda de tornados que é rara nesta época do ano. A estimativa é que tenha percorrido 340 quilômetros, o que faria do tornado de mais longa extensão da história dos Estados Unidos, superando o Tri-State tornado de 1925. O twister da última noite travessou os estados de Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky.


O tornado, no mínimo um EF-4 e provavelmente um EF-5, cruzou diretamente pela área urbana de Mayfield. Em muitas casas sobrou somente o assoalho de concreto. Prédios históricos e solidamente construídos, como o tribunal local, desabaram parcialmente. Uma fábrica de velas em que trabalhavam mais de 100 pessoas à noite foi totalmente destruída pelo vento acima de 300 km/h do tornado. No local, acredita-se que mais de 50 pessoas tenham perdido suas vidas.

A última vez em que um tornado F5/EF-5 foi registrado nos Estados Unidos no mês de dezembro foi em 1957. Entre os dias 18 e 20 de dezembro de 1957, uma onda de tornados atingiu o Sul e as Planícies Centrais. A sequência começou na tarde de 18 de dezembro, quando uma área de baixa pressão se aproximou de Missouri e Illinois. As supercélulas se desenvolveram e seguiram para o Leste, trazendo o que foi considerado a mais grave onda de tornados em Illinois até hoje em um fim de ano.

Às 16h35 hora central dos Estados Unidos (19h35 em Brasília) de 18 de dezembro de 1957, o único tornado F5 do evento destruiu toda a comunidade de Sunfield, em Perry County, Illinois. O poderoso tornado tocou terra na interseção da Rota 51 dos EUA e da Rota 154 de Illinois. Os danos foram totais no pequeno povoado que desapareceu completamente.

Um homem que não pôde buscar abrigo a tempo morreu em um local exposto. Seis outras pessoas ficaram feridas. A comunidade de Sunfield mudou desde então e atualmente está localizada ao Sul da interseção das rodovias. A tempestade que gerou o tornado de Sunfield continuou movendo-se para Leste e Nordeste e pode também ter produzido o tornado que atingiu a localidade de Dahlgren, a 51 quilômetros de distância.

O governo do estado norte-americano do Kentucky, em entrevista coletiva no começo da tarde deste sábado, afirmou que ao amanhecer havia certeza que o número de mortos no estado era de 50, mas que o número ao final do dia pode passar de 100. Conforme o mandatário, a luz do dia revelou uma situação muito pior que era imaginada após o arrasador tornado que passou pelo Oeste de Kentucky durante a noite.

Anúncios