Uma rara e violenta onda de tornados para esta época do ano atingiu os Estados Unidos na noite desta sexta-feira e na madrugada deste sábado com danos e vítimas em diversos estragos no que pode ser o pior evento de tempestades severas fatais desde a onda de tornados de 2013.
Ontem, 10 de dezembro, marcou 3.125 dias desde que os Estados Unidos registraram pela última vez um tornado EF5. Essa é a “seca de EF-5” mais longa desde que os registros oficiais começaram em 1950 e pode ter terminado. A última ocorrência foi em 20 de maio de 2013, em Moore, estado de Oklahoma.
O número de mortos neste tornado outbreak (onda de tornados) é ainda incerto, mas será muito alto. De acordo com o governador do estado norte-americano do Kentucky Andy Beshear, as vítimas fatais pela passagem dos tornados no Oeste e Kentucky podem se situar entre 70 e 100. Beshear declarou estado de emergência e pediu ajuda federal.
This has been one of the toughest nights in Kentucky’s history, with multiple counties impacted and a significant loss of life. I have declared a state of emergency and submitted a request to @POTUS for an immediate federal emergency declaration. https://t.co/KmMOl95t1N
1/2 pic.twitter.com/Xj5DgTZp1Z— Governor Andy Beshear (@GovAndyBeshear) December 11, 2021
Prédios, casas e estruturas de empresas foram completamente destruídos na passagem dos tornados pelos estados da região central dos Estados Unidos. Centenas de milhares de pessoas estão sem luz. A ocorrência dos tornados durante a noite e numa época em que o fenômeno é menos comum pode ter pego muitas pessoas desprevenidas, contribuindo para aumentar o número de vítimas.
Not really the kinds of records you want to see broken. The Mayfield, KY tornado has lofted debris over 30,000 feet into the air. That's among the most intense ever record. pic.twitter.com/mIkuZzggHC
— Tyler Hofelich (@T_Hofelich) December 11, 2021
Bad stuff just went down in Mayfield, Kentucky. Real bad. #tornado #mayfield pic.twitter.com/h4xbBC6VGJ
— Andy Bollenbacher ⛳ (@reallif3hashtag) December 11, 2021
Good lord, Mayfield, Kentucky taking a direct hit from a tornado… pic.twitter.com/MCuQY0EsPI
— Bryan Wood (@bryanwx) December 11, 2021
Mayfield tornado produced the three body scatter spike right when it entered town and it vanished just after passing through. The spike occurred entirely due to the tornado impact structures and lofting massive amounts of debris. No words for this kind of horror. pic.twitter.com/NCyvy0OYje
— Sean Ernst (@Sean_Ernst_Wx) December 11, 2021
A terrifying, historic supercell. It's not surprising, but all of the radar-based tornado intensity indicators, including a TDS up to 37,000 feet(!!!) and an accompanying debris plume suggest that a violent (EF4+) tornado impacted Mayfield, Kentucky this evening. pic.twitter.com/GNmH2J1iip
— Sam Emmerson (@ou_sams) December 11, 2021
Localizada no oeste de Kentucky, a cidade de Mayfield, com população de 10.000, foi a mais atingida nesta onda de tornados e sofreu o impacto direto de um grande e violento tornado que percorreu centenas de quilômetros desde o seu surgimento. Uma rara emergência de tornado chegou a ser declarada para Mayfield pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).
Tornado Emergency including Mayfield KY until 10:15 PM CST pic.twitter.com/fZeVlAguUR
— NWS Paducah, KY (@NWSPaducah) December 11, 2021
Imagens de Mayfield após a passagem do tornado mostraram um cenário de devastação com muitas casas e prédios destruídos. Em pontos da localidade de Kentucky, havia apenas escombros.
This is the massive tornado that passed right below Paducah in Mayfield tonight .. prayers to those people affected by this pic.twitter.com/Tqp05NuAKO
— cheekypoo (@NoelleCraine) December 11, 2021
BREAKING: At least 50 people killed in Mayfield, KY in ovenight tornado, per Gov. Beshear.
?: Angela Robinson, @WLKY viewer pic.twitter.com/Q9dVUq9s86
— Julie Dolan (@WLKYJulie) December 11, 2021
A violent tornado has raked through Mayfield, #KYwx tonight. Numerous folks were hurt & trapped or missing inside the Mayfield Consumer Products building. S&R Continues. Building completely destroyed with vehicles in the roof of it. Governor reporting 50 fatalities in town. pic.twitter.com/LuzwL4xPwC
— Brett Adair (@AlaStormTracker) December 11, 2021
Tracking significant tornado damage in Mayfield, KY.#KY #KYWX #GravesCounty #Mayfield #GravesCountyCourtHouse
? Steven Elder pic.twitter.com/tJYlGEFvMp
— Jason Lindsey aka "Mr. Science" (@HOSMrScience) December 11, 2021
A maioria das mortes, que se estima em mais de 50, ocorreu numa fábrica de velas em que estavam mais de 100 trabalhadores e foi atingida diretamente pelo tornado e foi parcialmente destruída.
Possível tornado recorde a atingir quatro estados
Meteorologistas norte-americanos durante toda a madrugada deste sábado usaram suas redes sociais para se manifestarem assustados com um único tornado violentíssimo que pode ter sido o primeiro a atingir quatro estados norte-americanos.
O tornado, possivelmente um EF-4 ou EF-5, percorreu mais de 300 quilômetros em partes dos estados do Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky, causando danos extremos. Uma vez confirmada a trajetória nos relatórios oficiais, pode se tornar o tornado a percorrer maior distância até hoje nos Estados Unidos e o primeiro a atingir quatro estados (Quad-State), superando o Tri-State Tornado de março de 1925.
We are potentially witnessing history in the making. A mile-wide tornado that started out in Jonesboro, Arkansas and is now in Southwest Kentucky, just hitting Mayfield. 4 states, 150 miles of damage and destruction, multiple fatalities. The EF5 drought might just be over, sadly. pic.twitter.com/iPb5Hg1NF3
— 410_WX (@410_WX) December 11, 2021
O Quad-State Tornado atravessou cidades como Valley View, Lake City, Leachville, em Arkansas, e Hornersville, Rives, Gobler, Hayti e Caruthersville, no Missouri, antes de cruzar o rio Mississippi para o estado do Tennessee e, por fim, para o Kentucky.
We might have had the first ever “quad-state tornado” tonight…in December. From the looks of the velocities, it’s very possible the same tornado traveled through parts of Arkansas, Missouri, Tennessee, and Kentucky. Absolutely wild. #ARwx #MOwx #TNwx #KYwx pic.twitter.com/VRAKY4eG7f
— Collin Gross (@CollinGrossWx) December 11, 2021
As of 9:30 PM CT (Dec. 10), low-level rotation showed incredibly intense tornadic activity having tracked across parts of FOUR states — AR, MO, TN, KY. This "Quad-State" event has resulted in extensive damage, and sadly, loss of life. pic.twitter.com/JVNBoKaN7w
— Steve Bowen (@SteveBowenWx) December 11, 2021
POTENTIAL RECORD: If this verifies, we could be talking about the longest tracked/greatest distance traveled by a single tornado. Outperforming the notorious Tri-state tornado of 1925. https://t.co/32cxgs8Cmu @CNN @CNNweather https://t.co/TCsKsJonFC
— Derek Van Dam (@VanDamCNN) December 11, 2021
Tempestades também atingiram a área metropolitana de Saint Louis, antes de se deslocarem para o estado de llinois. Em Edwardsville, Illinois, um tornado atingiu um depósito da empresa Amazon e muitos trabalhadores ficaram soterrados nos escombros.
No Arkansas, uma loja Dollar General em Leachville, sofreu o impacto direto de um tornado. Imagens postadas após a tempestade mostraram que a loja foi destruída e veículos ficaram capotados no estacionamento.
O que causou a onda de tornados
Um sistema de baixa pressão avança pelo Meio-Oeste dos Estados Unidos e a frente fria associada se deslocou por estados do Sul e do Centro do país, gerando uma poderosa e incomum onda de tempestades para dezembro que pode ter gerado mais tornados que toda a média histórica de tornados de dezembro no território norte-americano. A baixa pressão e a frente são responsáveis pela primeira tempestade de inverno da temporada no território norte-americano.
A tempestade traz tempo severo, ventos fortes, neve e chuva no seu deslocamento para Leste. Foi o que trouxe as primeiras precipitações de neve mensuráveis da temporada quinta e sexta-feira em áreas das Montanhas Rochosas como Salt Lake City e Denver.
A neve atingiu quase um metro em alguns pontos nas montanhas do Sul de Wyoming e do Colorado. Em Minnesota, a polícia atendeu mais de 130 acidentes de trânsito e centenas de voos foram cancelados em Minneapolis-St. Paul.
Não é incomum que tempo severo acompanhe uma tempestade de inverno. Tempestades de inverno costumam produzir tempestades fortes a severas com o ingresso de ar úmido e quente vindo o Golfo do México antes da chegada da frente fria que precede o ar gelado do Ártico. O encontro das massas de ar frio e quente forma baixas pressões profundas no interior do continente, aumentando o risco de tempo severo.