Um poderoso tornado deixou pelo menos quatro mortos e dez feridos no estado do Texas, no Sul dos Estados Unidos, onde autoridades e moradores já enfrentavam uma onda de calor. São 60 tornados confirmados no Sul norte-americano em uma semana.
The Town of Matador has experienced an unprecedented tornado bringing damaging winds to the town. There are four confirmed fatalities & ten total injuries. Seven of which were transported by EMS and three by personal vehicle. pic.twitter.com/ERZ0BYNL0A
— Lubbock Fire Rescue (@LubbockFireTX) June 22, 2023
“A cidade de Matador experimentou um tornado sem precedentes trazendo ventos destrutivos”, disse o corpo de bombeiros da cidade vizinha de Lubbock em um comunicado publicado no Twitter. “Há quatro mortes confirmadas e dez feridos no total”, disse.
O comunicado diz que, devido às altas temperaturas, a cidade abriu um centro de resfriamento para os moradores. Matador, com uma população de cerca de 600 habitantes, é a principal cidade do Condado de Motley, no Norte do Texas.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), confirmando o número, descreveu “danos significativos” no lado Oeste de Matador, com vários edifícios fortemente danificados ou destruídos.
O NWS informou ao menos quatro tornados na quarta-feira no Texas. Chuva e ventos fortes também atingiram algumas cidades do estado. Há uma semana, uma tempestade semelhante atingiu Perryton, também no Norte do Texas, matando três pessoas e ferindo cerca de 100.
O Texas e parte do sul dos Estados Unidos têm enfrentado tempestades e uma forte onda de calor nos últimos dias, com temperaturas chegando a 40ºC diariamente com uma bolha de calor instalada entre o estado norte-americano e o México.
Várias cidades, incluindo Lubbock e Houston, disponibilizaram abrigos com ar-condicionado. Isso também sobrecarregou a rede elétrica do Texas, que opera de forma independente do restante do país e tem alta demanda, principalmente no período da tarde, devido ao calor. Na quinta-feira, mais de 220.000 pessoas ficaram sem energia, de acordo com o Poweroutage.us, que rastreia quedas de energia em todo o país.