Uma onda violenta de tempestades com fenômenos severos atingiu a Lombardia, na Itália, na manhã desta sexta-feira. Na zona Nordeste de Milão, os bombeiros efetuaram cerca de 110 intervenções devido a inundações, destelhamentos e árvores caídas na sequência de uma violenta tempestade. Moradores filmaram a passagem de um tornado entre Cernusco Naviglio e Gessate.
Vídeos mostram que o cone tocou o solo e se desenvolveu a partir de uma frente de tempestade que atravessou a Lombardia causando estragos e inundações. Houve ainda fortes temporais de granizo na região afetada pelo tempo severo.
Moradores relataram granizo maiores que bolas de tênis, com diâmetro de até 8 centímetros, na região Norte da Lombardia e no Veneto entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira. Em Saronno, forte tempestade com granizo do tamanho de bolas de golfe danificou muitos carros
Duas passagens subterrâneas foram invadidas pela água e estradas foram bloqueadas por árvores caídas. Em Mântua, as duas últimas noites foram um pesadelo. Tempestade com vento, muita chuva e granizo enorme causaram estragos em casas, carros, plantações nos campos.
Na capital e municípios vizinhos como Porto Mantovano, Curtatone e parte da área de Borgo Virgilio, granizo do tamanho de bolas de tênis combinados com o vento forte e a chuva estilhaçaram vidros de centenas de carros e danificaram gravemente casas, painéis solares e plantações nos campos.
Há dias, a Itália sofre com tempo severo. Pelo menos 110 pessoas ficaram feridas em uma violenta tempestade de granizo que atingiu uma região do Norte da Itália entre terça e quarta. As imagens mostraram pedras de granizo do tamanho de bolas de tênis que caíram em cidades e vilas em Veneto, a área ao redor de Veneza, no Nordeste do país.
Luca Zaia, presidente da região, disse que 110 pessoas ficaram feridas pelo granizo e vidros quebrados, bem como por quedas. ‘Agradeço mais uma vez aos socorristas e técnicos que intervieram no rescaldo dos eventos e que continuam nestas horas com os trabalhos de restauração e censo de danos’, afirmou.
Ventos de até 140 km/h também foram relatados na área. O jornal nacional La Repubblica descreveu árvores quebradas “como palitos de dente” e telhados de chapas “arrancadas das casas” antes de pousar a várias centenas de metros de distância.
“O granizo que caiu foi absolutamente fora do comum, com pedras de granizo atingindo diâmetros superiores a 15 centímetros em alguns casos”, noticiou a imprensa em Roma. Os serviços de emergência responderam a mais de 500 pedidos de ajuda devido a danos materiais e corporais, disse a proteção civil regional de Veneto.
Trabalhadores removeram vidros de janelas quebradas e cortaram árvores e outras plantas que foram severamente danificadas pela tempestade. “A onda de mau tempo, depois de ter atingido as nossas regiões montanhosas, atingiu agora também as planícies, causando ferimentos em algumas pessoas”, disse Zaia, acrescentando que a maioria dos feridos foi causada por vidros partidos e pessoas escorregando nas pedras de granizo.