Anúncios

Em 2020, tudo parece possível. E a capital do Líbano virou a terra do “desgraça pouca é bobagem”. O porto de Beirute, local de uma grande tragédia no dia 4 de agosto deste ano, foi atingido hoje por um tornado. Em vídeos publicados pela imprensa local e dos países árabes é possível ver que se formaram trombas d’água no mar e que ao avançaram sobre terra recebem o nome de tornado. Em um dos vídeos é possível até identificar o funil deixando a nuvem.

Estes tipo de formação tornádica que se origina a partir da água e avança para terra, em regra, não costuma ser muito intensa. Geralmente, os tornados costeiros originados de trombas são de categoria F0 ou F1, mas ainda assim capazes de provocar danos.

Na grande explosão de 4 de agosto de um carregamento de toneladas de amônia, uma extensa área da capital libanesa teve graves danos, deixando dezenas de milhares de desabrigados. O número oficial de mortos foi superior a 200.


Investigações conduzidas pelo jornal New York Times mostraram grosseira negligência das autoridades libanesas que levou ao evento catastrófico. Antes do tornado de hoje, o porto já havia sofrido com um incêndio dias depois da explosão.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios