Anúncios

O alerta da MetSul Meteorologia de que a semana seria de temporais e que a segunda-feira teria tempo severo no Uruguai se confirma com o registro hoje de tempestades em distintos pontos do país vizinho. A interação entre umidade elevada e ar muito quente que avança de Norte favoreceu a formação de nuvens carregadas que provocaram eventos severos localizados.



Chegada de uma forte tempestade na cidade uruguaia de Durazno nesta segunda-feira – Matteo Moreira/Rádio Durazno


Outra localidade do Uruguai que registrou temporal nesta segunda-feira foi Sarandí del Yí – Letícia Rojas/Rádio Durazno

A instabilidade, como se antecipava, atingiu vários departamentos. Em algumas cidades, como Durazno, houve queda de árvores devido ao vento forte. Em Montevidéu, o céu ficou cinzento e choveu. O mau tempo no Uruguai foi registrado em fotos pelos nossos colaboradores Mauricio Campiglia, Luis Pereyra, Gabriel Indarte, Gerardo Daniel Sosa e Gustavo Rodales.


O risco de tormentas severas no Uruguai permanece até sexta-feira, mas será maior entre esta terça e quinta, quando a atmosfera estará mais instável. Preocupa os indicativos de alguns modelos, caso do WRF (abaixo), de que a instabilidade agora no Centro da província de tempestades avançará para o Norte como uma linha de tormentas fortes que atingiria a cidade de Buenos Aires no fim da madrugada ou de manhã e o restante do Uruguai nesta terça com mais força no Sul do país.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Rio Grande do Sul, segue a perspectiva de predomínio do sol e tempo escaldante na maioria das regiões até quinta. Nesta terça e na quarta, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva, especialmente da tarde para a noite e sobretudo nas Metades Sul e Oeste. Na quinta, aumenta muito o risco de chuva localmente forte e tempestades isoladas entre a tarde e a noite no Estado. Entre sexta-feira e sábado frente fria traz chuva mais generalizada e que pode ser localmente forte com temporais.

Anúncios