Anúncios

Inteligência artificial do ChatGPT é a sensação tecnológica deste começo de ano | LIONEL BONAVENTURE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O ChatGPT, criado pela OpenAI, empresa sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, é um dos assuntos no mundo neste começo de 2023 e tem chamado atenção por sua habilidade para escrever ensaios, poemas e códigos de programação sob demanda em questão de segundos.

A ferramenta desencadeou temores sobre seu possível uso para trapacear ou sua capacidade de tornar obsoletas certas profissões. A Microsoft anunciou no mês passado sua aposta na OpenAI e começou a integrar funções do ChatGPT à sua plataforma Teams, na expectativa de adaptar o recurso para seu pacote Office e motor de busca Bing.

Sua possível inclusão no Bing gerou especulações sobre o fato de que o Google, responsável pelo buscador mais popular do mundo, poderia enfrentar uma concorrência sem precedentes no mercado de buscas da web.

A mídia apontou que o sucesso do ChatGPT é considerado uma ameaça de “código vermelho” pelo Google, que não se encontra em seu melhor momento e anunciou recentemente a demissão de 12 mil pessoas, assim como uma maior ênfase em projetos de IA (inteligência artificial).

A batalha para impor seus próprios modelos de inteligência artificial (IA) se lançou entre os gigantes buscadores da Internet, entre eles, a Microsoft, que aposta no programa ChatGPT, o Google, que acaba de lançar o Bard e o site de buscas chinês Baidu, que anuncia seu próprio serviço de chatbot.

A MetSul Meteorologia resolveu perguntar à sensação do momento, o chatbot de inteligência artificial ChatGPT, a questão que os gaúchos mais têm feito nas últimas horas: quando acaba esta onda de calor?

A resposta: “Não é possível prever exatamente quando a onda de calor terminará no Rio Grande do Sul, pois isso depende de vários fatores climáticos, como a temperatura, a umidade, a velocidade do vento e as condições meteorológicas gerais. No entanto, geralmente as ondas de calor no Rio Grande do Sul ocorrem durante os meses de verão, que são de dezembro a fevereiro. A tendência é que a temperatura comece a cair a partir de março, mas isso pode variar de ano para ano. É sempre importante acompanhar as previsões meteorológicas para ter uma ideia mais precisa da situação”.

E qual a avaliação? O chatbot se saiu muito bem. Não oferece uma resposta sobre a condição atual de calor extremo (tempo que é curto prazo) e baseia sua resposta em tendência histórica (clima), item em que foi muito preciso ao pontuar que as ondas de calor costumam ir até março, conforme o ano.

O detalhe mais importante, contudo, foi indicar a inteligência humana para ter uma “ideia mais precisa da situação” ao sugerir acompanhar as previsões meteorológicas. A previsão dos nossos meteorologistas na MetSul é de que o calor extremo está no seu último dia nesta terça e que, com a chuva e os temporais entre hoje e amanhã, haverá um significativo alívio.

Os dias ainda seguem quente e abafados amanhã e quinta, mas sem o calorão muito intenso de hoje e dos últimos dias. No final da semana, uma massa de ar frio ingressa e vai trazer noites frias em pleno Carnaval no Rio Grande do Sul.