Anúncios

Termômetro digital de rua marcada 35ºC na Rua da Praia, Centro Histórico de Porto Alegre, no começo da noite de ontem extremamente quente | JONATHAS COSTA/CORREIO DO POVO

O calor registrado na última noite, embora não tenha sido recorde, foi incomum na intensidade. A temperatura em algumas cidades permaneceu na casa dos 30ºC até o começo e o meio da madrugada, inclusive em alguns bairros de Porto Alegre. Com isso, as mínimas ao amanhecer foram muito elevadas em quase todo o Rio Grande do Sul.

Muitos municípios não baixaram de 25ºC na madrugada e em alguns locais a temperatura mal baixou dos 30ºC no começo do dia. Cidades dos vales e de maior adensamento urbano foram as que tiveram os locais mais quentes durante o período noturno.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas não baixaram de 25ºC em várias cidades. As mínimas foram de 28,4ºC em São Vicente do Sul, 28,1ºC em Teutônia, 25,9ºC em Santa Maria, 25,8ºC em Uruguaiana e 25,4ºC em Rio Pardo.

Em estações particulares, que são muito mais numerosas que a rede oficial e identificam muito melhor as variações de microclima, as mínimas não baixaram de 29ºC em Teutônia (bairro Languiru), 28,0ºC em Westfália, 28,0ºC em Santa Cruz do Sul (Centro), 27,9ºC em Feliz e 27,4ºC em Santa Maria (Centro).

Em Porto Alegre, pelos vários microclimas gerados pelas ilhas de calor urbano (pontos mais quentes da cidade que são resultado das construções), as mínimas de hoje variaram muito. Foram de 28,1ºC no bairro Auxiliadora, 27,8ºC no Centro, 26,7ºC na Vila Ipiranga, 26,0ºC no Jardim Botânico e 22,8ºC em Belém Novo. A temperatura mínima, assim, variou 5ºC entre o Sul da cidade (rural) e a área central (densamente urbanizada).

A mínima oficial da cidade de 26,0ºC, embora não seja recorde, é pouco comum de ocorrer. No ano passado, o dia 23 de janeiro teve mínima oficial na cidade de 27,1ºC. O recorde pertence à onda de calor do verão de 2010, quando a mínima na capital no Jardim Botânico foi de 27,9ºC.

Com calor desde o amanhecer, a manhã já foi escaldante. A manhã de hoje foi a mais quente já observada em fevereiro em Campo Bom desde o começo dos registros em 1984. Fazia 32,4°C às 9h, superando a maior temperatura no horário prévia de 32,0°C em 6 de fevereiro de 2014.