O terremoto desta sexta no estado norte-americano de Nova Jersey, e que foi sentido na cidade de Nova York, foi o mais forte a ter atingido desde 1884, quando um terremoto em 10 de agosto em algum lugar perto da Baía de Jamaica derrubou chaminés e deslocou casas de suas fundações.
Além desse sismo, houve apenas abalos na história moderna que causaram danos no estado: em 1737 (na cidade de Nova York), em 1783 (a Oeste da cidade de Nova York) e em 1927 (na costa de Nova Jersey), de acordo com registros do Escritório de Gerenciamento de Emergências de Nova Jersey.
No entanto, assim como no terremoto desta sexta-feira, objetos caindo das prateleiras e danos menores a edifícios, como colapso de chaminés, foram o máxima em efeitos dos terremotos de maior intensidade dos últimos 300 anos na região.
Segundo os registros do estado, Nova Jersey ainda não registrou uma fatalidade devido a um terremoto. O terremoto de 19 de dezembro de 1737 é considerado por especialistas modernos como tendo sido um de magnitude 5,2. Registrado como ocorrido na área metropolitana de Nova York, alguns relatos dizem que seu epicentro foi perto da localidade de Weehawken.
O terremoto de 10 de agosto de 1884, estimado em uma magnitude de 5,2, foi o último de maior força que o estado teve e foi sentido da Virgínia ao Maine, de acordo com registros do estado. No entanto, houve outros terremotos grandes sentidos no estado, incluindo um de 1886 perto de Charleston, Carolina do Sul, mostram registros oficiais.
Mais recentemente, dezenas de milhões de pessoas ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos sentiram os efeitos de um terremoto de magnitude 5,8 que ocorreu perto de Mineral, estado da Virgínia, em 23 de agosto de 2011. Foi sentido desde a Geórgia, no Sul, até o Sul do Canadá.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.