A cidade de São Paulo enfrenta o sexto dia seguido com temperaturas máximas acima dos 30ºC, o que não é comum nesta época do ano. A sequência de dias com máximas à tarde mais elevadas teve início em 31 de março, o que significa que a temperatura bateu na casa dos 30ºC todos os dias em abril até agora na capital paulista.
De acordo com dados da estação de referência climatológica do Mirante de Santana, na zona Norte da cidade, as máximas foram de 30,6ºC no dia 31/3; 30,6ºC novamente no dia 1º/4; 30,3ºC no dia 2/4; 30,9ºC no dia 3; e 31,8ºC no dia 4/4. Dados preliminares mostram que o calor novamente supera os 30ºC neste dia 5.
São marcas muito acima do que é normal para esta época do ano. A temperatura máxima média histórica de abril na cidade de São Paulo é de 26,6ºC pela série 1991-2020. Ou seja, as tardes têm sido 4ºC a 6ºC mais quentes do que o costumeiro para uma primeira semana de abril.
Esta primeira semana de abril está sendo mais quente que as primeiras semanas de janeiro e fevereiro na cidade de São Paulo, quando em vários dias a temperatura à tarde não superou a marca dos 30ºC.
O calor neste começo de outono com intensidade acima do normal dá sequência a um mês de março que foi muito quente a ponto de ter tido recorde absoluto mensal de máxima. Com média de 29,7 °C, as temperaturas máximas fecharam março 1,7°C acima da média climatológica mensal na cidade de São Paulo, que é de 28,0 °C.
A maior temperatura do mês passado foi de 34,7°C, registrada no dia 16, em meio a uma onda de calor. Foi a maior temperatura da série histórica para março desde o começo dos registros em 1943, superando a marca de 34,3°C, que era de 2012, alcançada duas vezes, nos dias 14 e 15 do último mês, antecedendo o novo recorde.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.