Anúncios

Rosario, cidade natal de Messi, tem clima extremo com muito calo no verão e dias congelantes no inverno. Província em que está situada enfrentou em 1973 o pior tornado da história da Argentina | LUIS ROBAYO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O mundo voltará os seus olhos para a final da Copa do Mundo de 2022 no Catar e com especial atenção para o astro da seleção argentina Messi, que em caso de conquista do tricampeonato pela Argentina se juntará a Diego Maradona como um herói nacional dos argentinos no mundo do futebol.

Lionel Andrés Messi Cuccittini nasceu na cidade de Rosário, província de Santa Fé, no Centro da Argentina, em 24 de junho de 1987. A sua terra natal é uma cidade com clima marcado por extremos com muito frio no inverno e calor às vezes extremo no verão.


Situada em uma zona de transição climática, que sofre os efeitos de massas de ar frio e quente a qualquer época do ano, a província de Santa Fé é uma das áreas mais tempestuosas do país, integrando o chamado corredor de tornados da América do Sul.

Santa Fé é a província onde ocorreu o mais extremo episódio de tempo severo da história climática da Argentina. O tornado da cidade de San Justo, em 1973, 14 anos antes de Lionel Messi nascer.


O tornado de categoria F5, o máximo da escala Fujita, se deu no dia 10 de janeiro de 1973, causando 63 mortes, mais de 200 feridos e milhões de pesos em perdas materiais. É o único tornado de tal magnitude registrado na história não só da América do Sul, mas de todo o Hemisfério Sul.

O tornado foi estudado por Tetsuya Fujita (um dos criadores da escala Fujita-Pearson) que classificou o evento como o tornado mais intenso registrado fora dos Estados Unidos. O tornado durou cerca de sete minutos. Deslocou-se cerca de 1.500 metros, devastando tudo numa largura de 300 metros.

A cidade de Rosário tem uma enorme variabilidade de temperatura entre o verão e o inverno. Na estação fria, não raro tem mínima congelantes. Na estação quente, alguns dias são de calor enorme. Conforme a climatologia do aeroporto local de Rosário, a menor mínima foi de 8,4ºC abaixo de zero em 14 de julho de 2020 e a mais alta máxima 40,7ºC em 11 de dezembro de 1968.

A cidade de Rosário é o epicentro hoje de uma das maiores polêmicas ambientais que vive a Argentina. A cidade sofre constantemente com as queimadas das pastagens junto às ilhas do Rio Paraná. São incêndios grandes que levam muita fumaça e causam problemas de saúde para os moradores da terra natal de Messi.

Nos últimos anos, a cidade de Rosário foi palco de vários momentos da sociedade civil que pressiona por uma solução para as queimadas que ocorrem por muitos anos. Não à toa, há enorme pressão para uma leia que acabe ou reduza as queimadas nas ilhas, a chamada Ley de Humedales.

Anúncios