Anúncios

Terra do Papai Noel tem maior calor em 107 anos. Na foto, um homem vestido de Papai Noel aproveita o sol e a alta temperatures durante uma onda de calor em Rovaniemi, na Lapônia finlandesa, em 2003. | Pekka Aho/AFP/MetSul Meteorologia

Terra do Papai Noel tem maior calor em 107 anos. Uma enorme onda de calor está atingindo a Escandinávia desde o mês de junho e ganhou força nos últimos dias com máximas recordes em algumas localidades. Na Suécia, foi o terceiro junho mais quente até hoje. Na Lapônia finlandesa, onde está a vila oficial do Papai Noel na cidade de Rovaniemi, por onde passa o Círculo Polar Ártico, foi registrada ontem a maior máxima desde 1914.

Na segunda-feira, a temperatura máxima chegou a 34,3ºC em Banak, costa de Porsangerfjiorden na Noruega, e fez 33,6ºC em Utsjoki Kevo, na Lapônia finlandesa. Os termômetros ainda indicaram 33,4ºC na localidade norueguesa de Tanabru e 30,8ºC no Farol de Makkaur que está na costa do Oceano Ártico, também na Noruega. A marca de 34,3ºC na localidade norueguesa de Banak é a mais alta já registrada na Europa acima de 70ºN  de latitude.


Várias estações na região da Escandinávia registraram recordes absolutos de temperatura máxima neste começo de semana | Adam Plataform

A maioria destas marcas é recorde desde que se iniciaram os registros meteorológicos nas respectivas estações. Por exemplo, a localidade de Utsjoki Nuorgam quebrou seu recorde absoluto de calor por 0,7ºC, superando o recorde de até então de 31,8ºC em 20 de julho de 1988. A estação tem dados desde 1929.

A máxima de ontem de 33,6ºC em Utsjoki Kevo é a segunda mais alta da história da Lapônia finlandesa, somente perdendo para um registro de 1914 da localidade de Inari Thule que teve 34,7ºC naquele ano.


A estação finlandesa de Kouvola Anjala registrou nesta terça o seu 19º dia consecutivo com temperatura máxima superior a 25ºC. O recorde nacional de dias acima de 25ºC é de uma sequência de 26 dias e pode cair no começo da próxima semana com a manutenção da temperatura muito alta.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


A temperatura máxima nesta terça-feira na cidade de Rovaniemi, a principal da Lapônia finlandesa, chegou a 28ºC com pancadas isoladas de chuva localizadas durante a tarde. Rovaniemi atrai turistas do mundo inteiro anualmente, especialmente no período de festas, porque abriga a vila oficial do Papai Noel que está situada exatamente por onde passa a linha do Círculo Polar Ártico. O time de futebol da cidade, inclusive, chama-se Santa Claus FC. No inverno da região, que é de muita neve, com muitas renas na paisagem, a temperatura chega em alguns dias a ter temperatura entre -20ºC e -30ºC.

Anúncios