O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de abundante umidade e chuva na maioria das regiões. Choveu muito em alguns pontos da Metade Norte do Estado, casos do Alto Jacuí e do Planalto Médio. Até 19h desta segunda, os acumulados de chuva em 24h eram de 65 mm em Carazinho, 60 mm em Santo Augusto, 53 mm em Não-Me-Toque, 52 mm em Ibirubá, 50 mm em Cruz Alta, 43 mm em Passo Fundo, 37 mm em Santiago e 35 mm em Soledade. No Uruguai, chegou a cair granizo durante a tarde em pontos da capital Montevidéu, resultado da interação da umidade na região com o ingresso de ar mais que avançou de Norte (fotografia abaixo de Javier Ghiringhelli da Praça Independência no Centro de Montevidéu à tarde antes do granizo).


Em Porto Alegre e área metropolitana, a chuva desta segunda-feira teve baixos volumes com acumulados, em média, de 3 a 6 mm na maioria das cidades da região. Na Capital, durante o jogo entre o Brasil e Camarões, houve registro de chuva bem fraca e garoa, o que não impediu que uma multidão estimada em cerca de 20 mil pessoas comparecesse na FIFA Fan Fest. Guarda-chuvas e sombrinhas se misturavam às bandeiras na paisagem do Anfiteatro (fotos abaixo por Joel Vargas/PMPA).


Muitas nuvens seguem sobre o Rio Grande do Sul nesta terça. A instabilidade não será organizada, o que deve permitir que o sol apareça em vários pontos, elevando a temperatura. Pancadas de chuva ocorrem no decorrer do período, mas devem atingir maior número de localidades à noite. A combinação de umidade com ar mais quente acentua a instabilidade e não podem ser descartados até temporais isolados, especialmente de granizo. O dia será abafado. Ao amanhecer, possibilidade de nevoeiro em alguns pontos do Estado. Será um daqueles dias odiados por muita gente. Com o ingresso de ar quente em contato com os ambientes ainda frios da última semana, paredes e pisos devem ficar ainda mais úmidos que no dia de hoje.