Anúncios

O forte calor com abafamento provocou temporais isolados no Rio Grande do Sul na tarde deste domingo. No Vale do Paranhana, uma tempestade localizada trouxe chuva forte com queda abundante de granizo. Foi tanto granizo na área de Taquara que as pedras de gelo chegaram a acumular, branqueando a paisagem em pontos da região. As imagens são de ouvintes da Rádio Taquara.

O ar tropical quente e úmido que está sobre o Rio Grande do Sul foi o responsável pela formação das áreas de instabilidade na tarde deste domingo. Justamente o calor com a maior umidade é responsável pelas pancadas de chuva e os temporais de verão isolados. São formações tão localizadas que estas pancadas de verão não raro acabam atingindo apenas parte de uma cidade e os volumes acumulados de um bairro para outro costumam discrepar muito, diferentemente do que ocorre com as frentes frias mais comuns no inverno em que a chuva, mesmo variando de um local para outro, tende a ser mais homogênea e generalizada.

O ar quente com o aquecimento diurno estimula a formação destas nuvens de desenvolvimento vertical e que em alguns pontos se transformam em nuvens de temporal do tipo Cumulonimbus, trazendo chuva forte localizasda e temporais isolados com vento forte e granizo.

É um ciclo que tende a se repetir diariamente nesta época com sol e calor de manhã e no começo da tarde até que ocorrem as pancadas de chuva e os temporais que são seguidos de intenso abafamento e mormaço após a queda da temperatura com a chuva.

Na Grande Porto Alegre, o céu chegou a ficar muito escuro com as nuvens carregadas na tarde deste domingo, mas, no geral, foi muito barulho pelas sucessivas trovoadas e pouca chuva. Em muitos locais da área metropolitana, a chuva mal molhou o chão na tarde de hoje.

Mais chuva e temporais

O começo desta semana deve ter novas ocorrências de pancadas de chuva e de temporais isolados da tarde para a noite. O calor mais uma vez vai favorecer pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, que tendem a se concentrar mais na Metade Norte nesta segunda-feira. Assim como ocorreu neste domingo, isoladamente, as pancadas podem ser até fortes com risco de ventania e granizo.
A região com maior risco de instabilidade forte em pontos localizados nesta segunda-feira é a da Serra e dos Campos de Cima da Serra. Pela proximidade e a tendência de deslocamento da instabilidade para Leste, as nuvens carregadas podem avançar com chuva e alguma tempestade isolada para o Litoral Norte.
Anúncios