Anúncios

Romar Rigon

Um temporal de granizo atingiu na tarde deste sábado (26) o município de Sobradinho, na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul. O granizo caiu em grande quantidade até acumulou em alguns pontos.

A tempestade localizada foi resultado de áreas de instabilidade que se formaram com o calor durante a tarde em pontos isolados do Oeste e do Centro do Estado. A máxima em Sobradinho chegou a 28,9ºC. No Vale do Taquari, em Teutônia, a temperatura chegou a 32,8ºC. Em Uruguaiana, a máxima chegou a 33,6ºC.

Justamente o calor com a maior umidade é responsável pela formação destas áreas de instabilidade. São formações tão localizadas que estas pancadas de verão não raro acabam atingindo apenas parte de uma cidade e os volumes acumulados de um bairro para outro costumam discrepar muito, diferentemente do que ocorre com as frentes frias mais comuns no inverno em que a chuva, mesmo variando de um local para outro, tende a ser mais homogênea e generalizada.


Neste domingo, a possibilidade de tempestades localizadas se concentrará mais no Centro gaúcho e na Metade Norte do Estado, mas não são afastadas ocorrências muito isoladas em outras regiões. Pode voltar a cair granizo em alguns pontos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios