Anúncios

A MetSul Meteorologia antecipa que as condições atmosféricas são favoráveis à ocorrência de temporais muito isolados da tarde para a noite nos três estados do Sul do Brasil hoje e amanhã. Há risco de chuva forte a intensa, rajadas de vento e ainda queda de granizo em pontos muitos isolados.

Enfatizamos que o risco de tempo severo é muito localizado e não constitui uma ameaça para uma área ampla. Poucos pontos podem ser atingidos por temporais hoje ou amanhã no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Nuvens carregadas muito isoladas se formam com o ar quente entre a tarde e a noite, trazendo estes temporais. Na maioria dos municípios do Sul do Brasil sequer vai chover neste fim de semana.


São formações tão localizadas que estas pancadas de verão não raro acabam atingindo apenas parte de uma cidade e os volumes acumulados de um bairro para outro costumam discrepar muito, diferentemente do que ocorre com as frentes frias mais comuns no inverno em que a chuva, mesmo variando de um local para outro, tende a ser mais homogênea e generalizada.

Hoje (26), o risco de temporais isolados é maior no Oeste e no Noroeste, no Rio Grande do Sul. No domingo, a possibilidade de tempestades localizadas se concentrará mais no Centro gaúcho e na Metade Norte do Estado. Nos dois dias, a possibilidade de ocorrência de temporais em Santa Catarina e no Paraná será maior no Leste dos dois estados.


Ontem (25), um temporal atingiu o município de Nicolau Vergueiro, no Norte gaúcho, a cerca de 40 quilômetros de Passo Fundo. A tempestade de verão localizada e passageira veio com granizo (foto) e chuva intensa que chegou a acumular 90 mm em pluviômetros de produtores do município. O vento forte provocou destelhamentos na localidade.

Anúncios