Anúncios

Um forte temporal atingiu na tarde de hoje o município de Sobradinho, no Centro-Serra do Rio Grande do Sul, provocando falta de luz e danos em prédios e residências em vários bairros da localidade. A tempestade severa veio com chuva torrencial e rajadas de vento muito fortes a intensas.

De acordo com informações da Rádio Sobradinho, o forte temporal provocou falta de energia em vários pontos da cidade e moradores tinham dificuldades em se comunicar com a concessionária.


Um grande número de árvores e galhos e árvores caiu com a força do vendaval em vários pontos da área urbana de Sobradinho. Algumas ruas chegaram a ficar bloqueadas por árvores de grande porte que tombaram com a ventania da tempestade.

Os bombeiros da cidade atenderam ainda ocorrências por destelhamentos. Imagens publicadas em redes sociais mostram que o ginásio, residências e prédios tiveram as telhas e cobertura arrancadas durante o temporal da tarde de hoje.


Além do vento que provocou estragos em diversos bairros, o temporal da tarde desta sexta em Sobradinho trouxe chuva torrencial para a localidade do Centro-Serra. Estação meteorológica na área urbana de Sobradinho registrou chuva de 55 mm em cerca de meia hora.

RÁDIO SOBRADINHO

RÁDIO SOBRADINHO

RÁDIO SOBRADINHO

RÁDIO SOBRADINHO

RÁDIO SOBRADINHO

Com a precipitação intensa, que atingiu quase a metade da média histórica do mês todo em apenas meia hora, diferentes pontos de Sobradinho apresentaram alagamentos. Vias do Centro da cidade registraram grande acúmulo de água.

O temporal em Sobradinho foi típico de verão. Embora forte, uma ocorrência isolada e passageira. Uma nuvem carregada Cumulunimbus (Cb) se formou com a alta temperatura e despejou sua energia na forma de vendaval e chuva intensa na localidade do Centro gaúcho.

Vídeos de ouvintes enviados para a Rádio Sobradinho mostram as consequências do forte temporal da tarde de hoje na localidade do Centro gaúcho com registro de quedas de árvores e diversos pontos de alagamentos na área urbana do município.

Outro município atingido por temporal forte isolado na tarde de hoje, também no Centro do estado, foi Itaara. A tempestade causou estragos em uma comunidade que acolhe dependentes químicos. Houve o destelhamento de diversos cômodos da instituição, onde estão acolhidas 27 pessoas em tratamento. Não houve feridos.

DEFESA CIVL

Imagem do satélite meteorológico GOES-16 do momento da tempestade mostrava uma nuvem muito carregadas com forte área de instabilidade localizada exatamente sobre o Centro-Serra. Outra área de instabilidade podia ser vista na região de Livramento, onde também houve chuva localizada.

O temporal em Sobradinho ocorreu em uma tarde de muito calor no Rio Grande do Sul. As máximas nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira foram de 37,9ºC em São Luiz Gonzaga; 37,4ºC em Campo Bom; 36,9ºC em Quaraí; 36,8ºC em São Borja e Teutônia; e 36,6ºC em Dom Pedrito. No Vale do Taquari, a Univates anotou 38,4ºC em Lajeado.

A MetSul Meteorologia antecipava que o calor excessivo poderia provocar temporais de caráter isolado no Rio Grande do Sul. O risco segue durante todo o feriadão do Carnaval no estado com maior probabilidade neste fim de semana em pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Na segunda, risco aumenta em mais regiões e na terça a instabilidade pode afetar grande parte do estado no decorrer do dia.

Sempre é importante pontuar que estes temporais gerados pelo calor tendem a ser localizados e que o risco de tempestade muito forte ou severa aumenta em dias de calor muito intenso, como se espera para este Carnaval. Horas antes é possível prever que há o risco de temporal, mas não dizer exatamente onde vão ocorrer por serem formações isolados, que não raro pegam apenas alguns bairros ou parte de uma cidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios