Anúncios

O Rio Grande do Sul enfrentou mais um dia de temporais neste domingo com episódios de chuva localmente forte a intensa e tempestades isoladamente severas com queda de granizo e rajadas de vento.

Como indicado no alerta da MetSul Meteorologia, as áreas com maior propensão para tempo severo neste domingo eram parte do Oeste, a Campanha, o Centro, Sul e o Leste do estado.

Os piores temporais, conforme balanço até às 18h deste domingo, se deram em cidades do Sul do estado com muita chuva, vendavais e queda de granizo isolada de médio a grande tamanho.

De acordo com informações da Defesa Civil, temporal localizado muito intenso castigou durante a tarde a área rural de Pelotas com graves danos para os moradores da região.

O temporal trouxe os maiores prejuízos na área conhecida como Colônia Aliança, onde as pedras de granizo foram de grande tamanho e acompanhadas de rajadas de vento que derrubaram árvores.

O pior prejuízo se deu pelo granizo grande que perfurou telhadas de casas e galpões. As pedras de gelo trouxeram ainda muitos danos para as lavouras de fumo, de acordo com o portal ClicPelotas.

Granizo grande na área rural de Pelotas | REDES SOCIAIS

Granizo foi muito grande em pontos da área ruial de Pelotas com diâmetro até de 10 cm.| REDES SOCIAIS

Produtores rurais relataram prejuízos em suas lavouras ainda nos municípios de Canguçu, Tavares e São Lourenço do Sul, onde também se registrou queda de granizo e de tamanho médio a grande com danos em lavouras.

Em Porto Alegre e algumas cidades da região metropolitana, a chuva chegou forte por volta das 16h, mas foi de muito curta duração, o que fez com que os volumes não fossem tão altos quanto na véspera, quando chegou a chover entre 40 mm e 60 mm em apenas uma hora em várias cidades com alagamentos.

Na capital, rajadas de vento entre 60 km/h e 70 km/h foram registradas na orla do Guaíba na zona Sul, indicaram dados de estações meteorológicas.

Veja a seguir imagens da virada do tempo ocorrida em Porto Alegre com o avanço de nuvens carregadas sobre a cidade na tarde deste domingo.

Os episódios de chuva localmente forte e os temporais isolados foram consequência de uma massa de ar muito quente sobre o estado que estimulou a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical à tarde e ainda pela aproximação de uma frente fria pelo Uruguai.

Estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram temperaturas máximas ontem de 40,0ºC em Uruguaiana; 38,4ºC em São Borja; 37,6ºC em Santiago; 37,5ºC em São Gabriel; 37,4ºC em Santa Maria e Campo Bom; 37,2ºC em Alegrete; 35,5ºC em Rio Pardo; 35,4ºC em Porto Alegre e Camaquã; e 35,3ºC em Teutônia.

Imagem de satélite das 18h deste domingo | METSUL

A MetSul Meteorologia alerta que o avanço de uma frente fria a partir do Sul manterá as condições para chuva localmente forte e temporais isolados no Oeste, Centro e o Sul do estado nas próximas horas, como nesta noite de domingo.

Porto Alegre e região estão na área de risco. Imagens de satélite do fim de tarde mostravam fortes a intensas áreas de instabilidade 100 km a 150 km a Sudoeste da capital em áreas a Oeste da Lagoa dos Patos.

O sistema frontal se desloca pelo estado nesta segunda e traz instabilidade para todas as regiões e chuva forte a intensa em diversas cidades com altos volumes e elevado risco de alagamentos. O risco de temporais isolados persiste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.